terça-feira, 5 de dezembro de 2017

QUER SABER QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS ADMINISTRATIVAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?




Leitores, a gestão administrativa e organizacional envolve ações e procedimentos associados ao cumprimento das suas competências institucionais, que processarão segundo os princípios básicos da gestão democrática, participativa estratégica, no sentido da valorização de um consistente planejamento de médio prazo. Para que isso venha acontecer, é preciso ter claramente a estruturação, o funcionamento e modelo de gestão da secretaria com base em orientações teóricas e práticas, com técnicos envolvidos no processo educacional, ou seja, cada um em sua área, essas práticas irão servir de referência à gestão focada na aprendizagem dos estudantes com qualidade social. “Sem planejamento não há evolução educacional”
Atenção! A secretaria, portanto, precisa preparar-se para realizar atividades capazes de:
·         Estabelecer diretrizes e organizar os procedimentos relativos aos servidores lotados nas escolas da sua rede ou do seu sistema de ensino.
·         Com o número de alunos e censo escolar os valores disponíveis para o orçamento do ano, ou seja, não gastar do mais do que irá arrecadar na previsão orçamentária.
·         Administrar o próprio quadro de pessoal.
·         Gerir os recursos humanos da rede ou do sistema de ensino.
·         Designar servidores para seus setores diversos de trabalho de acordo com a necessidade da unidade executora.
·         Controlar as licenças, férias, concessão de vantagens e cessão de servidores da rede ou do sistema de ensino.
·         Contratar se for necessário na forma da lei e do artigo 37 da constituição federal, sempre por tempo determinado e de caráter excepcional.
·         Fazer censo dos servidores e ultrapassar o limite estipulado no PCCR realizar concursos de provas e títulos.
·         Atualizar a cada dois anos o Plano de Cargos Carreiro e Remuneração.
·         Gerir o Plano de cargos e carreiras do magistério, sempre valorizando os profissionais.
·         Organizar os registros de controle de material e documentação do patrimônio da rede ou do sistema de ensino.
·         Acompanhar os projetos de construção a ser realizado, criar uma equipe multidisciplinar no PAR com o objetivo através de projetos para captar recursos junto ao governo federal.
·         Realizar inventário do imobiliário e do material permanente.
·         Articula-se com outros setores da administração pública para proceder á regularização de terrenos e prédios.
·         Fazer o processo de nucleação de escolas e estabelecer o número de alunos por professor de acordo à lei de diretrizes e base da educação.
Portanto leitores, aí são algumas dicas que podem fazer a secretaria de educação dos municípios funcionar com mais transparência, ou seja, voltada para o processo educacional dos municípios fazendo com os profissionais da educação possa trabalhar de forma eficaz, visando melhorar o sistema educacional dos alunos.
Postado por Raimundo Lima. 2010/2017
Aconteceu! Virou notícia.

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