Páginas

sábado, 15 de junho de 2019

Escolas de Fortaleza amanhecem nesta sexta (14) sem aula em dia de paralisação nacional contra cortes na educação

Escolas de Fortaleza estão sem aula nesta sexta-feira (14) em razão da adesão alunos e professores ao dia nacional de paralisação e atos contra os cortes na educação e reforma da previdência.
O G1 percorreu escolas estaduais e municipais e constatou que as instituições não tiveram nenhum tipo de movimentação nesta manhã. Segundo a Secretaria Municipal da Educação (SME), 95% das escolas municipais estão sem aulas devido a adesão de alunos e professores aos protestos.

A Secretaria da Educação (Seduc) informou que "o ato de protesto previsto para esta sexta-feira (14) é um movimento nacional" e que faz levantamento de quantas unidades de ensino estão sem aulas. "A Secretaria ressalta ainda que não haverá prejuízos para a aprendizagem dos alunos. Os 200 letivos serão cumpridos", afirma a pasta.
Na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Santa Luzia, no Bairro Meireles, a greve foi anunciada desde quarta-feira (12), de acordo com um funcionário que estava no local. A situação é a mesma na Escola de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (EEFMTI) Renato Braga. Ambas estão apenas com vigilantes e outros funcionários.
Outras escolas fechadas são a Escola Municipal São Rafael, no Bairro Praia de Iracema a Escola Municipal Hilberto Silva, no Bairro Carlito Pamplona, o Instituto Cearense de Educação dos Surdos (Ices), no Bairro Aldeota e a Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Governador Flávio Marcílio, no Bairro Pirambu.
Ato em FortalezaDesde o início da manhã desta sexta-feira (14), manifestantes estão em ato nas ruas de Fortaleza. Manifestantes furaram pneus de pelo menos 15 ônibus do transporte público da capital cearense e impediram o fluxo de veículos no início da manhã no cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de Maio, no Bairro Benfica.
O ato se concentrou na Praça da Bandeira e neste momento segue em direção à Praça do Ferreira, onde o protesto será finalizado.
Além das escolas, o ato popular afeta os seguintes serviços:
** Escolas públicas: instituições amanheceram fechadas na capital
** Transporte público: motoristas e cobradores aderiram à paralisação, conforme o sindicato da categoria. Empresas garantem que a frota opera normalmente
** Transporte alternativo: funcionam parcialmente
** Saúde: postos de saúde, hospitais e SAMU funcionando normalmente
** Metrô de Fortaleza: estações funcionam normalmente
** Comércio: lojas do Centro de Fortaleza foram fechadas enquanto ocorreu o ato nas ruas
** Universidade Federal do Ceará: não houve aula no turno da manhã.

Fonte: Aconteceu Ipu
Postado por Raimundo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário