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terça-feira, 2 de junho de 2020

Procon Fortaleza registra até 94% de desconto em dívidas negociadas pelo WhatsApp

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgou, nesta segunda-feira (01/06), o balanço das negociações de dívidas, realizadas pelo aplicativo de mensagens "Whatsapp". Entre os dias 28/04 e 29/05, pelo menos 4.323 atendimentos ocorreram por meio da ferramenta "Negocie Procon". Destes, 2.583 prosseguiram para negociações abertas. Os demais atendimentos não se enquadravam dentro de pré-requisitos, como possuir dívidas com as empresas participantes ou dívidas já terceirizadas, que são vendidas a financeiras.

Em uma das negociações, um consumidor possuía débito de empréstimo no Banco Bradesco, no valor de R$ 19.069,49 e obteve desconto de 94,76% para pagamento à vista da dívida, que caiu para R$ 999,24.

Em outro caso, um consumidor registrava débito com a empresa Tim, no valor de R$ 725,93. A operadora de telefonia ofertou desconto de 90%, restando para pagamento à vista, o valor de R$ 72,59.

Pelo menos 10 empresas aderiram ao formato de conciliação. São operadoras de telefonia, bancos, operadoras de cartão de crédito e ainda concessionárias de água e de energia elétrica.

A ferramenta "Negocie Procon" está disponível pelos números de whatsapp (85)98439-6661 e 98896-8888. O serviço funciona durante o período de isolamento social, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Os números são somente para mensagens de texto, não recebendo ligações telefônicas. Somente consumidores residentes na Capital podem participar, devido a área territorial de atuação do Procon Fortaleza.

O Procon pede que, ao entrar em contato pelo whatsapp, o consumidor descreva seu problema, apresentando uma proposta de negociação, e se identifique com dados pessoais do titular da dívida, como CPF, RG e endereço.

Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, as empresas atenderam o pedido de apresentar condições facilitadas para os consumidores. "O serviço, que é pioneiro, demonstra que é possível negociar dívidas, mesmo no momento difícil que estamos vivendo", ressaltou.

Balanço "Negocie Procon"
Total geral de atendimentos: 4.323
Negociações abertas: 2.583
Acordos: 894
Sem acordo: 351
Em análise: 859
Desistência da negociação: 84
Impossibilidade de contato com o consumidor: 277
Débito não encontrado com a empresa: 118

Atendimentos por empresa
Empresa Atendimentos
Bradesco 815
Enel Distribuidora do Ceará (Enel) 575
Itaú/Hipercard 371
Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) 330
Oi 165
Fortbrasil 138
Vivo 103
Claro 56
Tim 30    
Fonte: O Intrigante
Postado por Raimundo Lima

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