Os números fazem parte da pesquisa "Presença do Estado no Brasil", realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgada na terça-feira (10). Além de educação, o estudo analisou a situação do Estado em diversas áreas, como saúde, assistência social, previdência social e trabalho.
De acordo com o levantamento, os baixos salários pagos em média aos docentes da educação pública têm dificultado a manutenção dos melhores profissionais nos quadros do magistério. Ainda segundo o estudo, isso se reflete na proporção de docentes do ensino superior com formação superior, que em estados como Roraima, Maranhão e Bahia não atinge 40%. Apenas em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal a proporção ultrapassa os 80%.
Quantidade de docentes dos ensinos fundamental e médio com e sem formação superior (por regiões) | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Região | Total de docentes | Total de docentes do Ensino Fundamental | Total de docentes do Ensino Médio | Docentes do EF com formação superior | Docentes do EM com formação superior | Total de docentes c/ formação superior |
Norte | 169.866 | 122.755 | 29.752 | 63.763 | 27.108 | 89.995 |
Nordeste | 627.721 | 420.530 | 116.861 | 210.611 | 95.051 | 292.910 |
Sudeste | 854.216 | 539.681 | 204.181 | 440.895 | 196.166 | 627.206 |
Sul | 317.593 | 202.472 | 72.382 | 166.204 | 68.207 | 230.091 |
Centro-Oeste | 152.307 | 103.502 | 34.777 | 83.543 | 31.620 | 113.853 |
BRASIL | 2.121.703 | 1.388.940 | 457.953 | 965.016 | 418.152 | 1.351.055 |
Fonte: IPEA/Presença do Estado no Brasil, com base no Censo Escolar Inep/MEC 2009 |
O Ipea também levantou dados de evasão escolar. O problema mais grave foi constatado em alguns estados do Nordeste, onde a taxa de abandono no ensino fundamental está acima de 10%. Por outro lado, o abandono é consideravelmente menor no Sul e n Sudeste. Segundo a pesquisa, apesar de manterem um padrão regional semelhante as do ensino fundamental, as elevadas taxas de abandono do ensino médio novamente atestam as dificuldades de manter os jovens na escola. (CNTE, com informações do G1, 12/01/12).
MEDIANTE ESSES DADOS É QUE VEMOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA UM VERDADEIRO RETROCESSO, ESPERAMOS QUE NOS PRÓXIMOS ANOS POSSAMOS REDUZIR OU ACABAR DE VEZ COM OS PROFESSORES QUE AINDA NÃO SÃO FORMADOS NESTE PAÍS, E PRINCIPALMENTE NO NORDESTE DO BRASIL. É COM MUITA TRISTEZA QUE NOS VEMOS OS VERDADEIROS PREFEITOS DO NORDESTE FAZENDO UMA VERDADEIRA FARRA NA EDUCAÇÃO, TROCANDO HORAS DE AULAS POR VOTOS, APROVEITANDO NA MAIORIA DA VEZES DAS PESSOAS MENOS FAVORECIDAS E DESEMPREGADAS EM ALGUMAS CIDADES, A UNICA FONTE É A PREFEITURA, PORTANTO O S PREFEITOS FAZEM O QUE QUEREM COM OS SEUS PROFESSORES, ELES ABREM MAÕS DOS CONCURSOS, PARA PODER FAZER UMA POLITICAGEM RASTEIRA E BARATA.TODOS OS ANOS ELES TROCAM AS LOTAÇÕES, TIRANDO DAS ESCOLAS, PROFESSORES QUE SÃO COMPETENTES E QUE JÁ ESTÃO ACOSTUMADOS COM OS ALUNOS E VICE-VERSA.O QUE EU ESTOU QUEREDO DIZER QUE, POR MAIS QUE O PROFESSOR SE ESFORCE PARA FAZER UM BOM TRABALHO, ELE ESTÁ SEMPRE NA CORDA BAMBA. SE ELE NÃO CONCORDAR COM A CORDA QUE ESTÁ EM SEU PESCOÇO.PORTANTO EU QUERO ESTERNAR A QUÍ A MINHA INDIGNAÇÃO E MIM SOLIDARIEZAR COM AQUELES QUE ESTÃO SENDO PREJUDICADOS E MUITOS AINDA TEM A CARA DE PAU, EM FALAR EM DEMOCRACIA E REGIME DEMOCRÁTICO VIVEMOS EM ESTADO DE SITIO. ONDE ESTAMOS NAS DE PESSOAS QUE NÃO RESPEITAM O PROFISSIONALISMO DOS NOSSOS AMIGOS PROFESSORES.A CNTE TEM ALERTADO O BRASIL A RESPEITO DESTE DISCASO OCORRIDO EM NOSSO BRASIL. LUTE NÃO DESISTA DE ACREDITAR NOS SEUS PRINCIPIOS E NEM EM SUAS CONFICÇÕES.OS POLITICOS PASSAM E OS BONS PROFISSIONAIS FICAM.FONTE DA NOTICIA CNTE. COMENTA´RIO DE RAIMUNDO LIMA DO NASCIMENTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário