A proposta dos Governadores para alterar o critério de atualização do
piso salarial profissional nacional do magistério, que tem previsão de
crescer 19% em 2014, caso se mantenha inalterada a Lei 11.738, apesar de
ainda não ter sido apresentada formalmente à CNTE, não exime a
Confederação de posicionar-se contra a mesma, em razão desta pretender
majorar o piso em torno de 7,5% no próximo ano, com apenas 2% de ganho
real.
Em primeiro lugar, a CNTE não concorda com qualquer patamar de
atualização do piso que despreze a perspectiva de valorização dos
educadores contida na meta 17 do Plano Nacional de Educação. E a
proposta dos governadores está muito longe dessa referência, que precisa
ter impacto nas carreiras do magistério em todo país, possibilitando
equiparar, em seis anos, a remuneração média dos educadores com as
demais categorias profissionais de mesmo nível de escolaridade.
Por outro lado, desde 2008, os gestores que dizem não possuir
recursos suficientes para pagar o piso aos professores na base dos
planos de carreira da categoria, até hoje não se moveram para adaptar as
finanças públicas e para organizar os sistemas de ensino. Pelo
contrário, legitimam a gritante disparidade salarial entre servidores
públicos - e os professores e funcionários da educação se situam na base
da pirâmide - assim como apostam em patamares impraticáveis de relação
professor-aluno, tornando insustentável a política de valorização nos
sistemas de ensino.
De parte do MEC, infelizmente, não houve avanço na fixação de
critérios para o repasse das verbas federais exclusivamente para os
salários dos educadores, em localidades que comprovarem não poder pagar o
piso na carreira. A opção do Ministério, por sua vez, apoia-se no fato
de que nenhuma prefeitura ou governo estadual conseguiu provar a falta
de recursos para aplicar o piso nos termos da lei federal, até o
momento.
Nesse jogo de empurra, uma vez mais se tenta impor o ônus para o lado
mais fraco, esquecendo-se, porém, das promessas eleitorais que situam a
valorização dos trabalhadores escolares como pauta central para a
qualidade da educação pública.
Conforme destacou o presidente da CNTE na matéria publicada no jornal
Folha de São Paulo do dia 23/9/13 (pág. C5), a CNTE é contra a proposta
economicista dos governadores e fará a disputa no Congresso Nacional,
conciliando esse tema às eleições gerais de 2014, como forma de não
tolerar mais a demagogia de políticos que insistem em fazer da educação
uma simples retórica.
Ainda com relação à matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, é
preciso corrigir a afirmação de que a CNTE foi convidada a integrar
mesa de negociação com MEC e os Governadores, uma vez que essa mesa não
existe. A CNTE tem pleiteado a composição desse espaço de diálogo, desde
2010, com vistas a potencializar as políticas para o piso e a carreira
dos profissionais escolares, contudo, até o momento, não logrou êxito na
empreitada. (Fonte: CNTE.)
domingo, 29 de setembro de 2013
sábado, 28 de setembro de 2013
FORMAÇÃO DO PBA
A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BEBERIBE PROMOVEU MAIS UM ENCONTRO DE ALFABETIZADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, O EVENTO OCORREU NESTA ÚLTIMA QUINTA FEIRA DIA 26 DE SETEMBRO NO CENTRO DE TREINAMENTO BOM JARDIM, ESSE ENCONTROS FAZEM PARTE DO ROTEIRO DO PROGRAMA QUE TEM COMO OBJETIVO PROMOVER AOS ALFABETIZADORE FORMAÇÃO CONTINUADA TODO MÊS EM QUANTO DURAR O PROGRAMA SENDO O8 OU 06 MESES,PARTICIPARAM OS SEGUINTES FACILITADORES, ROSÁLIA NASCIMENTO EVERALDO OLIVEIRA E EU RAIMUNDO LIMA DO NASCIMENTO, O MESMO FOI MARCADO COM UMA BOA DOSE DE ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO, ALÉM DE VÁRIAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA. REDUZINDO O NÍVEL DE ANALFABETISMO EM NOSSA CIDADE, ESTAMOS CONTRIBUINDO PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS E AO MESMO TEMPO, COLABORANDO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL DE NOSSA CIDADE. POSTADO POR RAIMUNDO LIMA DO NASCIMENTO
EU E OS ALFABETIZADORES DO PBA.
Conselho do Fundeb do Município de Beberibe
REUNIRAM-SE NESTA ÚLTIMA QUINTA FEIRA DIA 26 DE SETEMBRO O CONSELHO DO FUNDEB DO MUNICÍPIO DE BEBERIBE, O EVENTO OCORREU NA SALA DOS CONSELHOS, O MESMO CONTOU COM A PRESENÇA DO EX-CONSELHEIRO E AGORA SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ALDÊNIO MENDES LIMA,A REUNIÃO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL FAZER A SUBSTITUIÇÃO DE ALGUNS CONSELHEIROS, MAIS FORAM DEBATIDOS VÁRIOS ASSUNTOS DE INTERESSE AO DESENVOLVIMENTO DO EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO,COMO FORMAÇÃO DA CAGED E PRESTAÇÃO DE CONTAS ,NA OCASIÃO FOI MARCADO UMA NOVA REUNIÃO PARA O DIA 07 DE OUTUBRO, DESTA VEZ COM A DURAÇÃO MÍNIMA DE 8 HORAS PARA TRATAR DA PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL DO FUNDEB, OU SEJA FAZER UM BREVE ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DESSES ÚLTIMOS 8 MESES, PARTICIPARÁ DESSA REUNIÃO O CONTADOR DA PREFEITURA O SENHOR RAFAEL, ONDE FARÁ PARA OS CONSELHEIROS UMA EXPLANAÇÃO DE TODO O MOVIMENTO FINANCEIRO, APROVEITANDO ASSIM O MOMENTO PARA TIRAR AS DÚVIDAS DE TODOS OS CONSELHEIROS, APROVEITO O MOMENTO PARA PARABENIZAR OS CONSELHEIROS PELA A IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO QUE TODOS VEM DANDO AO MUNICÍPIO DE BEBERIBE.POSTADO POR RAIMUNDO LIMA DO NASCIMENTO.
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
PNE é aprovado na CCJ do Senado
Plano Nacional da Educação (PNE) é aprovado nesta quarta-feira, dia 25/09/2013, pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. CNTE/APEOC têm mantido mobilizações e acampamentos no Congresso Nacional visando agilidade na aprovação do Plano.
Além da meta de mais investimento em educação, figura ao lado da lista de prioridades dos profissionais da educação assegurar que o PNE seja aprovado com agilidade. O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. O Plano prevê também, entre outros pontos, ampliação das vagas em creches, erradicação do analfabetismo e a oferta do ensino em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas.
Em Brasília, o objetivo principal da mobilização dos profissionais da educação é cobrar do Congresso Nacional e dos Senadores, que o Plano Nacional de Educação seja votado de acordo com o relatório aprovado pela Câmara dos Deputados. No documento fica muito claro que o percentual de 10% do PIB brasileiro precisa ser investido em educação pública. “Não queremos que o dinheiro do povo sirva para subsidiar lucros de quem tem escolas particulares e universidade privadas. O dinheiro público tem que ir para a escola pública, e esta é uma luta histórica dos trabalhadores/as em educação”, declara o professor Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 3 milhões de profissionais da educação em todo o país e maior confederação filiada à CUT.
O PNE irá agora para a Comissão de Educação do Senado. O Plano precisa ser aprovado pelo Senado para retornar à Câmara dos Deputados -em caso de modificação no texto- e só então ir à sanção da Presidente Dilma Rousseff.
O professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, lembra que no próximo dia 07 de outubro/2013, uma segunda-feira, às 08h, o Sindicato APEOC promoverá em seu auditório o Café com Educação. Os deputados José Pimentel e André Figueiredo participarão dos diálogos e debates com os profissionais da educação sobre mais investimentos na área e valorização da categoria.
Sua presença é fundamental!
Nada põe fim à luta!
Fonte: CNTE
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
parecer do conselho fiscal sind-serv Beberibe
SINDICATO LIMPO E HONESTO,PELOS MENOS COMPANHEIROS TUDO O QUE EU HAVIA DITO NO PASSADO FOI CONFIRMADO,CHEGOU EM UM DETERMINADO MOMENTO QUE A SUJEIRA NÃO CABIA MAIS EMBAIXO DO TAPETE E O PRESIDENTE DA ENTIDADE FOI FORÇADO A RENUNCIAR, E O TESOUREIRO? O QUE ACONTECEU COM ELE? SERÁ QUE TAMBÉM NÃO DEVERIA TER CAÍDO? QUANTOS ARTIGOS DO ESTATUTO FOI FERIDO? EU CONFESSO QUE NÃO TIVE VERGONHA E NEM FIQUEI SURPRESO, POR QUE EU JÁ ESPERAVA A MUITO TEMPO, AGORA SERVIDOR TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES, AGORA VOCÊS ENTENDERÃO POR QUE ELES NÃO QUERIA QUE EU FOSSE O PRESIDENTE DA ENTIDADE, POR QUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE EU IRIA DESCOBRIR, MAS AGRADEÇO TODOS OS DIAS A DEUS, POR QUE O TEMPO MIM DEU RAZÃO. TENHO MUITAS SUGESTÕES QUE PODERIA MELHORAR A VIDA DE TODOS OS SERVIDORES, COMEÇANDO POR REFORMULANDO A LEI 582 DE 2000 QUE ESTÁ DEFASADA, PARA ISSO ACONTECER É PRECISO QUE TENHAMOS NA DIREÇÃO DO SINDICATO PESSOAS SÉRIAS, LIMPAS HONESTAS E COMPROMISSADAS COM O TRABALHO SINDICAL, INDEPENDENTE DELE SER PROFESSOR OU QUALQUER OUTRA CATEGORIA O SINDICATO É NOSSO E PRECISAMOS LUTAR E PRESERVAR O QUE É NOSSO.QUERO DEIXAR AQUI O MEU MAIS PROFUNDO ABRAÇO A TODOS OS SERVIDORES E SERVIDORAS DO MUNICÍPIO DE BEBERIBE.FAÇA UMA LEITURA NA INTEGRA DO PARECER DO CONSELHO FISCAL, POR QUE NELE ESTÁ APENAS UMA PEQUENA PARCELA DE TUDO O QUE ACONTECEU E ESPERO EU QUE NÃO ESTEJA MAIS ACONTECENDO.
Assinar:
Postagens (Atom)