ORGANIZAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Para organizar a Secretaria Municipal de Educação
inicialmente é preciso respeitar a legislação que organiza a
administração municipal.
No caso da secretaria de educação, existem casos em que
sua organização e nomenclatura podem variar (ex.: Departamento ou
Divisão de Ensino). O ideal é que ela seja sempre
estabelecida/reconhecida, como Secretaria Municipal de Educação.
Independente disso, é preciso contar com uma estrutura satisfatória para que a Rede de Ensino tenha um funcionamento adequado.
Tanto na gestão do município como em cada unidade
escolar também é preciso garantir um quadro de profissionais eficientes e
preparados para os desafios da educação.
Para uma boa gestão administrativa, é fundamental ter o
controle dos processos referentes aos profissionais do magistério e
funcionários da educação básica que atuam na Secretaria e nas unidades
escolares. Na área de Gestão de
Pessoas você encontra informações e ferramentas que auxiliarão nas
questões de seleção, contratação, carreira, lotação, vencimentos e
movimentação de sua equipe.
EQUIPE
Para uma boa gestão administrativa, é fundamental ter o controle dos
processos referentes aos profissionais do magistério e funcionários da
educação básica que atuam na Secretaria e nas unidades escolares.
Para formar a equipe de cada unidade escolar também deve ser verificada e respeitada a legislação municipal.
Uma lei específica ou o próprio PCCR do Magistério e o dos
funcionários da educação básica, irá apresentar o processo de definição
de cada equipe e o número de profissionais.
Cada unidade escolar deverá contar com profissionais do
magistério e funcionários da educação básica conforme o número de
estudantes atendidos. Além disso, a equipe gestora da unidade escolar
formada pelo diretor, vice (quando for o caso) e equipe pedagógica,
também deverá atender à necessidade da realidade local.
Geralmente, estes dados estão de acordo com o perfil de cada unidade
escolar. Para planejar e projetar ações de longo prazo considere:
- Etapa e modalidades educacionais;
- Número de matrículas;
- Projeto Político Pedagógico;
- Diretrizes Educacionais;
Os cargos da Secretaria Municipal de Educação estarão
definidos na lei que organiza a administração municipal e nos planos de
carreira dos profissionais do magistério e funcionários da educação
básica.
Depois de conhecer a estrutura verifique com atenção os cargos
previstos e dialogue com o prefeito se entender que alterações são
necessárias.
Será importante contar com quadro adequado tanto na Secretaria Municipal de Educação como nas unidades escolares.
Para preencher os cargos e funções existentes deverão ser
convidados profissionais tecnicamente capazes e comprometidos com as
demandas educacionais locais, que atendam os princípios da Gestão
Pública.
Os cargos da Secretaria Municipal de Educação estarão definidos
na lei que organiza a administração municipal e nos planos de carreira
do magistério e dos funcionários da Educação Básica.
Dialogue com o prefeito sobre a realidade da Rede
Municipal para definir o perfil dos profissionais que irão compor a
equipe da Secretaria Municipal de Educação.
O trabalho em equipe na Secretaria Municipal de Educação é
fundamental, principalmente na relação interna da SME e entre a
Secretaria e as unidades escolares/escolas. Recomenda-se que o
profissional tenha além da facilidade para trabalhar em equipe:
- Determinação;
- Disciplina;
- Conhecimento Técnico;
- Entusiasmo;
- Responsabilidade;
- Compromisso;
- Visão ampliada;
- Pré-disposição para o trabalho em equipe;
- Iniciativa;
- Equilíbrio emocional.
Além disso, a equipe da educação deverá estar preparada para enfrentar novos desafios a qualquer tempo. Para alcançar os resultados planejados é preciso também investir em
formação continuada para a equipe da Secretaria de Educação e acompanhar
a evolução das metas projetadas.
Utilizar instrumentos de avaliação
institucional para rever o planejamento e orientar a execução das
ações, contribui para alcançar as metas definidas pela gestão.
INSUMOS
As ações administrativas da Secretaria Municipal de Educação definirão os processos que envolvem diversos setores:
Uma gestão administrativa bem sucedida deve prover os diversos insumos
necessários ao funcionamento das escolas e da rede municipal. Como se
tratam de várias tarefas distintas em natureza e objetivo, a formulação
do plano de ação deve estar orientada por uma noção clara de
prioridades, prazos e procedimentos para cada tarefa. Desta maneira, a
gestão pedagógica se beneficiará, pois a ação administrativa bem
planejada pode evitar a ocorrência de falhas que prejudicam o andamento
das atividades de sala de aula e dificultam o trabalho da direção
escolar.
Rotina Gestão Administrativa
Quadrienal
- Coleta de informações, dados, necessidades, demandas para a contribuição da educação na elaboração do Plano Plurianual.
ANUAL
- Elaboração do planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação;
- Coleta de informações, dados, necessidades,
demandas para a contribuição da educação na elaboração da Lei de
Diretrizes Orçamentárias e para a Lei Orçamentária Anual;
- Elaboração, atualização e acompanhamento da agenda de atividades de todos os setores da educação municipal;
- Organização dos processos de solicitação para realização de compra e contratação de produtos e serviços;
- Colher informações de todos os setores da
educação municipal para providenciar contratação de pessoal, abertura de
concurso público, e assegurar evolução na carreira;
- Providenciar o registro no patrimônio do município dos bens móveis e imóveis da educação municipal.
MENSAL
- Atualização e acompanhamento da agenda de atividades da educação municipal;
- Recolhimento de informações sobre frequência de
professores e servidores das unidades escolares e da Secretaria
Municipal de Educação para providenciar encaminhamento de pedido de
empenho para pagamento de salários.
DIÁRIO
- Acompanhar e providenciar os processos para a realização de serviços e contratação previstos no orçamento;
- Providenciar o trâmite adequado de documentação em todos os setores da educação municipal;
- Verificar as necessidades levantadas pelas unidades escolares sobre aquisição de bens, produtos e serviços;
- Verificar a realização e a qualidade dos serviços prestados à educação municipal.
Fonte: http://convivaeducacao.org.br/platform/themes/administrations
Pesquisa: Raimundo Lima do Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário