O governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza anunciaram, em live pelas redes sociais na noite deste sábado (30), a prorrogação das medidas de isolamento social por pelo menos mais uma semana. Além da capital, os municípios de Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Itarema, Acaraú, Sobral e Camocim devem entrar no regime rígido de isolamento.
"Agora à noite, será publicado um novo decreto pelo Estado onde estabelecemos a renovação do isolamento social em todo o Ceará, medida que tem feito com que o poder público possa ampliar a rede de saúde pública durante a pandemia do novo coronavírus", disse o governador Camilo Santana.
Camilo voltou a reforçar a importância do isolamento para combater a propagação da Covid-19 no Ceará. Ainda segundo o governador, todas as medidas estaduais estão sendo tomadas a partir das recomendações dos especialistas da saúde.
O chefe do Executivo, contudo, ressaltou que, na próxima segunda-feira (1º), começa a fase de transição do plano de retomada econômica, quando será liberado o retorno parcial às atividades para algumas empresas.
"Listamos também neste decreto a volta de algumas atividades econômicas, como algumas cadeias da indústria, da construção civil e da saúde, que servirão como base para avaliarmos o retorno da economia", afirmou.
Conforme o governador, o avanço de cada fase da retomada deverá acompanhar a melhora nos índices de saúde, como internações, contaminações e óbitos causados pelo novo coronavírus.
Sobre a situação da capital, o prefeito Roberto Cláudio disse que os dados indicam estabilização. O prefeito, contudo, pediu cautela à população, uma vez que o recuo no número de mortes ainda é "leve e discreto".
Casos no Ceará
O Ceará chegou, neste sábado (30), a 47.822 casos de Covid-19, conforme atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), às 17h55. Foram registrados 9.427 casos a mais em comparação aos dados de sexta-feira (29), quando o estado totalizou 38.395 casos confirmados. O número óbitos pela doença chegou a 2.956, 97 a mais que as registradas na sexta.
O salto no número de casos ocorre por causa da liberação dos resultados de mais de 20 mil testes, chegando a 115.816 exames realizados em todo o estado, segundo a Sesa.
Fortaleza, que concentra o maior número de ocorrência, aparece com 23.378 pessoas infectadas e 1.939 mortos pela doença.
A quantidade de casos suspeitos do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em investigação soma 53.833, e o número de recuperados chega a 30.395 pessoas.
Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo pacientes.
Fonte: Portal G1
Postado por Raimundo Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário