A Secretaria da Educação do Ceará divulgou o edital Nº007/2018, que regulamenta o processo de eleição de diretores nas Escolas Públicas Estaduais. O documento, que foi publicado na última quinta-feira (22) no Diário Oficial do Estado, traz a relação das escolas do Estado que participarão da seleção. Os candidatos interessados devem registrar suas candidaturas entre os dias 05 e 09 de março, no local onde pretendem exercer a função de diretor.
Para participar da eleição, o docente precisa ser integrante do Banco Unificado de Gestores Escolares, resultante do processo de Seleção Pública e Certificação dos Gestores. Além disso, o candidato deverá comprovar as exigências da Resolução do CEE nº 460/2017, como validar formação escolar em curso de Graduação em Pedagogia e em disciplinas na área de gestão/administração escolar; ou se for outra graduação, com pós-graduação na área; e, experiência de, pelo menos, três anos de efetivo exercício de docência, comprovados por meio de declaração.
Votação dos diretores
Para a escolha dos candidatos, será realizada uma eleição direta e secreta, em cada escola. Alunos, de pelo menos 12 anos; professores efetivos e temporários; pais, mães e responsáveis, irão votar na seleção de diretores, no período de 20 a 28 de março.
Os resultados dos pleitos deverão ser divulgados pela comissão escolar, no mesmo dia da conclusão da votação. Na hipótese de nenhum dos candidatos obter, no mínimo, a metade e mais um dos votos válidos, haverá um 2º turno do processo de eleição, no prazo máximo de oito dias úteis.
O Sindicato APEOC vai acompanhar todo o processo para garantir a transparência dos atos.
Fonte: APEOC
Postado por Raimundo Lima
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