Leitor, o município de Beberibe
ao longo dos anos tem sofrido um choque nas finanças, excesso de secretarias,
cargos em comissão e servidores efetivos tem retirado o sono dos
administradores e dos próximos que virão.
Os compromissos realizados acabam
deixando o município engessado e comprometido financeiramente, aonde na maioria
das vezes os recursos público ficam comprometidos só com folha de pessoal e com
as despesas correntes, faltando recursos para ser investido em outras áreas, ou
seja, somente com folha de pessoas efetivas o município tem comprometido em
média de 48% chegando quase ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF,
e para completar o grande número de servidores em caráter temporário acaba
inchando financeiramente o município que sangra, por que não há espaço para o
desenvolvimento.
Hoje o município tem 13 secretarias
aonde algumas dela passam despercebidas da população por não produzir ou
produzir bem abaixo dos gastos com pessoal e despesas correntes para mantê-la
em aberto, ou seja, tudo isso acaba comprometendo ainda mais as finanças, ao
longos dos anos os gestores falam em junção ou redução de secretarias, mas na
prática isso nunca tem acontecido.
Logo abaixo a população poderá
ver e analisar quantas secretarias existem no município, confiram:
Controladoria Geral do Município
- Gabinete do Prefeito - Ouvidoria Municipal - Procuradoria Geral do município -
Secretaria de Governo (SEGOV) – Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (SIC)
- Secretaria de Administração - Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania
(SASC) - Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo (SECITECE)
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (SEDRAP) -
Secretaria Municipal de Educação (SME) - Secretaria Municipal de Esporte e Juventude
(SEJUV) -Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN) - Secretaria Municipal de Infraestrutura
(SEINFRA) - Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio
Ambiente (SEPLAN) - Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Secretaria Municipal
de Turismo e Cultura (SETCULT), ou seja, secretarias mesmo são 13 e as outras
tem status de secretarias.
Portanto, se a reforma
administrativa for aprovada em nível federal e estadual os municípios também
irão propor suas reformas, por que caso seja aprovado em 2021, os próximos
servidores poderão perder a estabilidade, e não é só Beberibe que irá ter que
passar por uma profunda reforma administrativa com objetivo de sanear as contas
públicas, ou seja, não haverá espaço para novos mimos como a criação de mais
secretarias, todas essas especulações a população verá a partir de 2021 quando
assumir uma nova gestão.
Postado por Raimundo Lima
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Dados do Portal da Transparência
do Tribunal de Contas do Estado Ceará (TCE)
Imagem meramente ilustrativa.
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