segunda-feira, 12 de outubro de 2020

MUNICÍPIO DE BEBERIBE EM CHEQUE - 13 SECRETARIAS POUCA PRODUÇÃO E APRESENTA APROXIMADAMENTE 48% DA LRF...

 

Leitor, o município de Beberibe ao longo dos anos tem sofrido um choque nas finanças, excesso de secretarias, cargos em comissão e servidores efetivos tem retirado o sono dos administradores e dos próximos que virão.

Os compromissos realizados acabam deixando o município engessado e comprometido financeiramente, aonde na maioria das vezes os recursos público ficam comprometidos só com folha de pessoal e com as despesas correntes, faltando recursos para ser investido em outras áreas, ou seja, somente com folha de pessoas efetivas o município tem comprometido em média de 48% chegando quase ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, e para completar o grande número de servidores em caráter temporário acaba inchando financeiramente o município que sangra, por que não há espaço para o desenvolvimento.

Hoje o município tem 13 secretarias aonde algumas dela passam despercebidas da população por não produzir ou produzir bem abaixo dos gastos com pessoal e despesas correntes para mantê-la em aberto, ou seja, tudo isso acaba comprometendo ainda mais as finanças, ao longos dos anos os gestores falam em junção ou redução de secretarias, mas na prática isso nunca tem acontecido.

Logo abaixo a população poderá ver e analisar quantas secretarias existem no município, confiram:

Controladoria Geral do Município - Gabinete do Prefeito - Ouvidoria Municipal - Procuradoria Geral do município - Secretaria de Governo (SEGOV) – Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (SIC) - Secretaria de Administração - Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania (SASC) - Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo (SECITECE) - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (SEDRAP) - Secretaria Municipal de Educação (SME) - Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJUV) -Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN) - Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) - Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEPLAN) - Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETCULT), ou seja, secretarias mesmo são 13 e as outras tem status de secretarias.

Portanto, se a reforma administrativa for aprovada em nível federal e estadual os municípios também irão propor suas reformas, por que caso seja aprovado em 2021, os próximos servidores poderão perder a estabilidade, e não é só Beberibe que irá ter que passar por uma profunda reforma administrativa com objetivo de sanear as contas públicas, ou seja, não haverá espaço para novos mimos como a criação de mais secretarias, todas essas especulações a população verá a partir de 2021 quando assumir uma nova gestão.

Postado por Raimundo Lima

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Dados do Portal da Transparência do Tribunal de Contas do Estado Ceará (TCE)

Imagem meramente ilustrativa.

 

 

 

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