Leitor, vários municípios do estado do Ceará já anunciaram que irão efetuar o pagamento do 14° salário para os profissionais da educação.
Esse dinheiro é sobra dos recursos do Fundeb do ano que está em exercício, com a nova lei foram destinados novos valores, antes 60% dos valores eram destinados aos professores e 40% para a manutenção, agora o valor teve um acréscimo de 70% para os profissionais da educação e 30% para a manutenção ao ensino, quando sobra das despesas do ano, esse valor deve ser rateado entre os educadores.
No caso quem terá direito a esse abono são todos os profissionais da educação que estejam em efetivo exercício da função, menos aqueles que não estão em sala de aula ou cedidos para outros órgãos ou em desvio de função, também não farão jus a este benefício os aposentados e pensionistas.
Neste caso professores efetivos e temporários terão direito ao abono, outro ponto importante é que esse valor será proporcional ao tempo de serviço, ou seja, se trabalhou seis meses no caso o professor temporário terá direito aos seis meses que ele trabalhou. A maioria dos municípios ainda não se posicionou, porém outros sim, esse dinheiro será muito importante, por que seria uma forma de compensar as perdas uma vez que neste ano não houve nenhum tipo de reajuste e a inflação e os impostos acabaram corroendo os salários dos profissionais.
Portanto, nos municípios como Uruoca, Mombaça, entre outros, deve acontecer no início do mês de janeiro, depois que as contas do ano forem fechadas ou até mesmo no final do mês de dezembro, já aqui na cidade ainda não se tem confirmação se haverá ou não, embora alguns estejam confiantes que o rateio possa acontecer, ou seja, só resta aguardar as ações dos próximos dias para saber o que de fato irá acontecer sobre o abono de final de ano conhecido como rateio.
Postado por RL
Atenção! Este blog não é responsável por comentários, imagens meramente ilustrativas
Nenhum comentário:
Postar um comentário