Em reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, nessa quinta-feira, dia 31, a direção da Dong Woo assumiu o compromisso de conceder a licença maternidade de 180 dias. A ampliação da licença é uma das metas da categoria metalúrgica da CUT e vem sendo reivindicada pelo sindicato desde a última campanha salarial, em setembro.
A ampliação da licença será de extrema importância para a Dong Woo, pois dos cerca de 600 funcionários, 90% são mulheres. A empresa tem origem coreana e fabrica componentes eletrônicos para celulares.
Apesar de a ampliação da licença ainda não constar na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) do Grupo 2, Máquinas e Eletrônicos, do qual a Dong Woo pertence, a melhoria será implantada na empresa.
Na reunião, que durou todo o dia, estiveram negociando essa melhoria o secretário geral do sindicato, Herivelto Moraes, o “Vela”, e o dirigente sindical Luciano da Silva, o “Tremembé”, que também representa a Federação dos Sindicato Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo – FEM/CUT.
A LEI - Atualmente, a lei obriga as empresas a darem, no mínimo, 120 dias (quatro meses) de folga às mães trabalhadoras. Mas, desde 2008, a lei 11.770 já faculta as empresas a darem 180 dias (seis meses) de licença.
Na campanha salarial de 2010, a FEM/CUT conquistou junto à bancada patronal a ampliação da licença para o setor de Fundição e para o Grupo 3, das Autopeças.
Outros sindicatos da CUT têm conquistado os 180 dias e a sua inclusão na CCT será novamente reivindicada em todos os setores metalúrgicos na próxima campanha salarial.
Ainda tramita no Congresso a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 64/07) que, se aprovada, vai obrigar as empresas a concederem seis meses de licença maternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário