Só em Fortaleza há 245 pessoas internadas por Covid-19. Em todo o Ceará, são 120 internações em UTIs por causa da doença, informou o secretário. Novos 160 leitos foram implantados no Estado nas últimas três semanas, e a previsão é garantir 690 leitos de terapia intensiva extras, afirmou o secretário.
O Ceará recebeu um lote com 37 mil testes rápidos para Covid-19, e aguarda chegada de outros 50 mil. Os testes vão ser aplicados em pacientes já internados, com mais de sete dias de sintomas, e profissionais da Saúde da rede Sesa. A secretaria lembra que os testes rápidos não são os mais recomendados para diagnóstico, pois apresentam limitações, mas são úteis para fazer a triagem.
> Meireles tem mais casos de Covid-19 que 10 estados do Brasil
> Detento infectado por novo coronavírus recebe alta e é solto pela Justiça
> 'O que tem pautado minhas decisões é a ciência', diz Camilo sobre eventual prorrogação de decreto
Isolamento social
A medida de isolamento social no Ceará antes do registro de pico da Covid-19 foi o principal fator para evitar o esgotamento de leitos no Estado, avaliou Dr. Cabeto. O decreto para o fechamento do comércio e, portanto, para o distanciamento das pessoas, evitando a proliferação do novo coronavírus, deve ser prorrogado mais uma vez, adiantou o secretário."O que estamos discutindo é melhorar nosso isolamento social. Esse isolamento social é universal. Nós temos alguns municípios obedecendo as regras, mas a população em alguns distritos, bairros, não tem obedecido o isolamento. É muito importante entender que esse isolamento feito até aqui foi muito eficiente em reduzir o número de casos em um curto espaço de tempo. A colaboração das pessoas de todos os bairros, principalmente nos municípios do interior e bairros da periferia de Fortaleza é fundamental nesse momento. Nós não podemos relaxar ainda, não é esse momento", ressaltou Dr. Cabeto.
Mortes pelo SUS
A maioria das mortes em pacientes diagnosticados com Covid-19 ocorreu em unidades públicas de saúde, enquanto em hospitais privados o número de óbitos reduziu, informou o secretário. Os dados têm relação com a demora para a procura do atendimento médico no sistema público de saúde, avaliou o Dr. Cabeto."Há uma média de tempo entre o início dos sintomas e a procura pela unidade maior do que o registrado em hospitais privados. Isso provavelmente explica a mortalidade nos hospitais públicos ser muito maior do que nos privados", apontou.
Coronavírus no Ceará
Já são mais de 2 mil casos de Covid-19 no Ceará, chegando a 107 mortes registradas nesta terça-feira, segundo dados da plataforma digital IntegraSUS, da Sesa, atualizados até as 14h30. Ao todo, 59 municípios têm registro da doença.Fonte: Diário do Nordeste
Postado por Raimundo Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário