O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgou, nesta segunda-feira (01/06), o balanço das negociações de dívidas, realizadas pelo aplicativo de mensagens "Whatsapp". Entre os dias 28/04 e 29/05, pelo menos 4.323 atendimentos ocorreram por meio da ferramenta "Negocie Procon". Destes, 2.583 prosseguiram para negociações abertas. Os demais atendimentos não se enquadravam dentro de pré-requisitos, como possuir dívidas com as empresas participantes ou dívidas já terceirizadas, que são vendidas a financeiras.
Em uma das negociações, um consumidor possuía débito de empréstimo no Banco Bradesco, no valor de R$ 19.069,49 e obteve desconto de 94,76% para pagamento à vista da dívida, que caiu para R$ 999,24.
Em outro caso, um consumidor registrava débito com a empresa Tim, no valor de R$ 725,93. A operadora de telefonia ofertou desconto de 90%, restando para pagamento à vista, o valor de R$ 72,59.
Pelo menos 10 empresas aderiram ao formato de conciliação. São operadoras de telefonia, bancos, operadoras de cartão de crédito e ainda concessionárias de água e de energia elétrica.
A ferramenta "Negocie Procon" está disponível pelos números de whatsapp (85)98439-6661 e 98896-8888. O serviço funciona durante o período de isolamento social, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Os números são somente para mensagens de texto, não recebendo ligações telefônicas. Somente consumidores residentes na Capital podem participar, devido a área territorial de atuação do Procon Fortaleza.
O Procon pede que, ao entrar em contato pelo whatsapp, o consumidor descreva seu problema, apresentando uma proposta de negociação, e se identifique com dados pessoais do titular da dívida, como CPF, RG e endereço.
Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, as empresas atenderam o pedido de apresentar condições facilitadas para os consumidores. "O serviço, que é pioneiro, demonstra que é possível negociar dívidas, mesmo no momento difícil que estamos vivendo", ressaltou.
Balanço "Negocie Procon"
Total geral de atendimentos: 4.323
Negociações abertas: 2.583
Acordos: 894
Sem acordo: 351
Em análise: 859
Desistência da negociação: 84
Impossibilidade de contato com o consumidor: 277
Débito não encontrado com a empresa: 118
Atendimentos por empresa
Empresa Atendimentos
Bradesco 815
Enel Distribuidora do Ceará (Enel) 575
Itaú/Hipercard 371
Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) 330
Oi 165
Fortbrasil 138
Vivo 103
Claro 56
Tim 30
Em uma das negociações, um consumidor possuía débito de empréstimo no Banco Bradesco, no valor de R$ 19.069,49 e obteve desconto de 94,76% para pagamento à vista da dívida, que caiu para R$ 999,24.
Em outro caso, um consumidor registrava débito com a empresa Tim, no valor de R$ 725,93. A operadora de telefonia ofertou desconto de 90%, restando para pagamento à vista, o valor de R$ 72,59.
Pelo menos 10 empresas aderiram ao formato de conciliação. São operadoras de telefonia, bancos, operadoras de cartão de crédito e ainda concessionárias de água e de energia elétrica.
A ferramenta "Negocie Procon" está disponível pelos números de whatsapp (85)98439-6661 e 98896-8888. O serviço funciona durante o período de isolamento social, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Os números são somente para mensagens de texto, não recebendo ligações telefônicas. Somente consumidores residentes na Capital podem participar, devido a área territorial de atuação do Procon Fortaleza.
O Procon pede que, ao entrar em contato pelo whatsapp, o consumidor descreva seu problema, apresentando uma proposta de negociação, e se identifique com dados pessoais do titular da dívida, como CPF, RG e endereço.
Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, as empresas atenderam o pedido de apresentar condições facilitadas para os consumidores. "O serviço, que é pioneiro, demonstra que é possível negociar dívidas, mesmo no momento difícil que estamos vivendo", ressaltou.
Balanço "Negocie Procon"
Total geral de atendimentos: 4.323
Negociações abertas: 2.583
Acordos: 894
Sem acordo: 351
Em análise: 859
Desistência da negociação: 84
Impossibilidade de contato com o consumidor: 277
Débito não encontrado com a empresa: 118
Atendimentos por empresa
Empresa Atendimentos
Bradesco 815
Enel Distribuidora do Ceará (Enel) 575
Itaú/Hipercard 371
Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) 330
Oi 165
Fortbrasil 138
Vivo 103
Claro 56
Tim 30
Fonte: O Intrigante
Postado por Raimundo Lima
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