A distribuição do novo lote de CoronaVac no Ceará, que chegou na noite do último sábado (6), com 115 mil doses, foi iniciada na tarde de ontem.
Após reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) definiu que manterá a mesma logística utilizada nos lotes anteriores, a fim de permanecer enviando com eficiência os imunizantes para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS).
Ao desembarcar no Ceará, as vacinas vão para a Rede de Frio (onde são armazenadas e separadas) e em seguida seus envio foi distribuído para as oito rotas, chegando assim a todas as regiões cearenses.
A orientação do Governo do Ceará é que os municípios com menos de 100 mil habitantes devem aplicar as doses nos profissionais da saúde. Nas cidades com população superior a 100 mil habitantes, se os profissionais da linha de frente de combate à Covid-19 já tiverem sido vacinados, pode haver a opção para vacinar parte da população idosa.
Com a utilização de diversas equipes, a Polícia Militar do Ceará atuou na escolta e segurança das vacinas, desde o desembarque no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins até a chegada aos mais variados destinos selecionados por meio de rotas predeterminadas e estabelecidas pela Sesa.
A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretária da Saúde do Ceará, Magda Almeida, as Prefeituras definem as prioridades de vacinação e o Governo do Ceará contribui com a logística. Ela destaca que o objetivo é que os municípios possam aplicar as vacinas o mais rápido possível.
Postado por Raimundo Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário