Nessa organização há que se considerar as normatizações e diretrizes emanadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais da Educação (MEC e Conselhos de Educação, entre outros), fundamentais para explicitar princípios e orientações para as redes ou os sistemas de ensino na organização, assim como articulação, desenvolvimento e avaliação de propostas pedagógicas.
Na gestão pedagógica, deve-se considerar o currículo como um conjunto de práticas educacionais, articulando experiências e saberes dos estudantes com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico em meio às relações sociais que se manifestam nos espaços institucionais e na comunidade.
Compete à Secretaria Municipal de Educação a indicação de bases epistemológicas que garantam a configuração de um currículo que contemple, ao mesmo tempo, uma parte nacional comum e outra diversificada em relação às peculiaridades locais.
Uma concepção ampla do currículo implica o redimensionamento das formas de organização e de gestão do tempo e do espaço pedagógicos, de modo a humanizar e assegurar um processo de ensino-aprendizagem significativo, capaz de garantir o conhecimento e de se consubstanciar no PPP.
Organização do trabalho pedagógico nas escolas
- Orientação sobre as diretrizes e os parâmetros curriculares nacional, estadual e municipal.
- Estímulo à participação da comunidade escolar na definição das diretrizes que devem orientar a elaboração do PPP e do regimento escolar.
- Assessoria na elaboração e execução do PPP e do seu regimento.
- Assessoria na criação e/ou fortalecimento dos Conselhos Escolares.
- Apoio para promover a gestão participativa e a integração entre escola e comunidade.
- Orientação no estabelecimento de parcerias, convênios etc.
- Assessoria na gestão de recursos humanos, financeira, administrativa, no planejamento, aquisição e manutenção de bens e serviços, de forma a garantir a aprendizagem.
das esferas federal, estadual e municipal
- Acompanhamento da implementação dos programas de assistência ao estudante da rede ou do sistema de ensino.
- Orientação para a aquisição e distribuição de gêneros para a alimentação escolar e formação para merendeiras.
- Monitoramento das ações de assistência à saúde do estudante.
- Acompanhamento e fiscalização do serviço de transporte escolar.
- Orientação aos motoristas que conduzem os estudantes.
Além das orientações pedagógicas relativas aos níveis de ensino previstos na legislação, com destaque para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal de Educação deve buscar o aprimoramento dos conteúdos e da gestão das várias modalidades de Educação que estão sob sua supervisão.
(Fonte: UNDIME)
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