terça-feira, 7 de junho de 2011

No Ceará, Haddad lembra vantagens de alfabetizar crianças na idade certa

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou nesta segunda-feira, 14, da cerimônia de entrega do Prêmio Escola Nota 10 a 150 escolas públicas do Ceará. Essas instituições obtiveram nota máxima de proficiência e de participação na avaliação do Índice de Desempenho da Escola (IDI-Alfa), que mede a aprendizagem dos alunos do segundo ano do ensino fundamental usando a escala da Provinha Brasil.

O programa, que mede a alfabetização de crianças que completam o segundo ano do ensino fundamental, divulgou nesta segunda-feira os resultados de sua segunda edição, realizada em 2009. O desempenho médio dos alunos foi de 142,5 pontos, superior aos 118,9 pontos de 2007. Para 2010, o objetivo é alcançar o índice considerado desejável, de 150 pontos. O índice deste ano (142,5) é considerado suficiente.

O ministro elogiou a iniciativa de corrigir as deficiências de alfabetização na idade certa. “Se você detecta um problema aos seis, sete anos, é muito mais fácil corrigir as deficiências nessa idade.”

Em 2009, 88% dos estudantes dos municípios cearenses obtiveram a avaliação entre o desejável e o suficiente. O programa utiliza a escala de pontuação da Provinha Brasil aplicada pelo MEC. Em 2007, apenas 39,9% dos estudantes estavam alfabetizados ao completar o segundo ano do ensino fundamental. Esse percentual subiu para 56% em 2009.

Profissionalizante – Sobre a educação profissionalizante, o ministro disse que de apenas cinco escolas de educação profissional existentes até 2002, o estado passará a ter 18 campi do Instituto Federal até o final deste ano. E que o investimento do Ceará, em parceria com o programa Brasil Profissionalizado do ministério, vai elevar o número de escolas técnicas estaduais a 124 até o final de 2010, criando 60 mil vagas para o ensino profissional no Ceará.

Ainda hoje, o ministro faz uma visita ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e à Universidade Federal do Ceará.

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