sábado, 31 de dezembro de 2016

FUNDEB DO MUNICIPIO FECHA O ANO COM 4.938.075,90 NAS CONTAS DO FUNDO



O Município de Beberibe irar fechar o ano com os valores acima do previsto para o orçamento do ano. Motivo, devido a complementação da união e da multa de repatriação.
DOS VALORES
Como todos são sabedores os valores são divididos em parcelas que são depositados nos dias 10-20 -30 trinta de cada mês, podemos então dizer que o fechamento do mês até o presente foi de 4.938.075,90 que serão divididos em 60% para os professores e 40% para manutenção onde podemos dizer que deste valores são destinados para os professores  o valor de 2.962,845,54 e para manutenção das escolas será o valor de 1.975.230,36.É importante dizer que esses valores servem para o cumprimento da folha de pagamento e despesas considerados como manutenção de ensino.
A folha do Munícipio de Beberibe está sendo em torno de aproximadamente de 73% destes recursos, portanto bem acima do que consideramos normal, por isso a dificuldade para o cumprimento no fechamento do ano, mas podemos então dizer que a lei 11.497 aduz que o mínimo é 60% serão destinados aos professores, porém podem usar mais do que esse valor sem problema algum, na verdade quando se usa mais dos 40% em detrimento dos 60% menos valor terá para investir nas escolas.
Portanto, isso eu venho desde o início do ano alertando aos Secretários de Educação de todo estados da Federação para que eles ajustassem a folha do fudeb, por que se não iria acaba em uma bola de neve e CONSEQUETIMENTE quem acaba perdendo é sempre o servidor estável que não terá seus vencimentos nas contas. O complicado é que estes recursos precisam estar em forma de empenho para que no início do ano o servidor possa receber seu salário, se não o novo poderia ou poderá alegar escassez e não querer pagar de imediato o servidor, na verdade fica uma dúvida muito grande na cabeça do servidor sobre seu pagamento. Será que vou não receber meu salário? Difícil mesmo é Passar o ano novo complemente liso ninguém merece viu, mas em fim, este é o país   que em que vivemos. Eu espero que os prefeito que irão assumir amanhã as prefeituras de todo Brasil, possam estar alertas neste sentido, se não muitos problemas irão surgir no cursos do mandato que podem gerar um enorme desgaste ao gestor.
Neste sentido servidor, se o governo Federal não ajuda aos municípios, com certeza o desastre teria sido muito pior, muitos pensam que os valores da repatriação vem diretamente para contas do fundeb, menos verdade, esse dinheiro entra como FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DO MUNICIPIOS FPM, ele  serve para  ajudar a cumprir o pagamento da folha de modo geral e não só da educação, pelos menos foi o que eu realmente entendi, pelas palavras do Presidente Temer, e  se esses recursos não tivesse entrado a maioria dos prefeitos só pagaria o servidor se fosse de forma parcelada.
Quero aproveitar para agradecer aos milhares de leitores deste blog, e desejar uma feliz ano novo para todos. Sua participação é muito importante.


Fonte dos Recursos. Tesouro Nacional
Texto. Crítico
Texto. Raimundo Lima
Foto. Casa da Moeda Brasileira.
Público. Trabalhado da educação de todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário