terça-feira, 10 de outubro de 2017

VOCÊ SABIA QUE ADMINISTRAR UM MUNICIPIO NÃO É TAREFA FÁCIL? VEJAM NO BLOG.



Leitores administrar um município é tarefa que exige do gestor atenção durante vinte e quatro horas por dia de seu mandato, ele jamais poderá dizer neste momento eu não sou o prefeito, sua vida privada passa a ser inteiramente pública.
Na lei orgânica do município está expresso tudo aquilo que o prefeito pode ou não fazer, fato este que ainda muitos desconhecessem, ou seja, existem competências privativas que somente o prefeito ou prefeita poderá fazer, ele deve seguir à risca, por que qualquer deslize pode ensejar a cassação do mandato e a incursão de improbidade administrativa ou em crime de responsabilidade.
Também está previsto que a câmara municipal não poderá gastar, com a remuneração dos vereadores, além de 5% da receita do município e, ainda não poderá gastar mais do que 70% da sua receita com folha de pagamento e nesta incluem-se os subsídios dos vereadores.
São necessárias todas as secretária que a administração usa hoje? Certamente, em muitos municípios a estrutura governamental pode ser muito menor.
Vamos olhar para alguns exemplos de estrutura.
Obras, habitação, saneamento, limpeza urbana, iluminação pública, conservação de estrada, manutenção de próprios, par que de máquina, controle de trânsito, fiscalização, certamente cabem todos em infraestrutura.
Secretaria de saúde
Desenvolvimento social, meio ambiente, proteção ás minorias, atendimento à criança, adolescente e idoso, certamente poderão conviver em uma secretaria de cidadania.
Secretaria de educação, por sua complexidade, deverá ficar sozinha.
Secretaria de planejamento, finanças, contabilidade, indústria e comércio, turismo, cultura, desenvolvimento urbano, desenvolvimento rural, guarda e zeladoria de próprios, licitações, compras, almoxarifado, protocolo, publicidade, recursos humanos, previdência, podem estar reunidos em diversos departamentos junto a uma secretaria de governança.
No gabinete do prefeito, podem funcionar controle interno, procuradoria ou assessoria jurídica e todas as outras situações particularizadas a que o município atender.
Portanto para contenção de despesas, basta otimizar a organização que a economia vem a galope, com certeza vai sobrar muita gente e muitas outras despesas serão evitadas, a cidade passará ater mais investimento na qualidade de vida das pessoas.
Postado por Raimundo Lima.
Fonte: Livro do prefeito/ CNM.
Este blog não é responsável por comentários, este fica por conta de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário