Precisamos reinserir a cajucultura na pauta
das exportações, diz deputado Raimundo Matos
Como reverter a tendência de queda na produção da castanha de caju no Brasil, que já foi uma das maiores de mundo? Quais os principais gargalos de financiamento do setor? Que tipo de apoio governamental é necessário para este importante segmento do agronegócio? Estes e outros pontos serão debatidos no 1º Seminário da Cajucultura do Nordeste, que acontece nos dias 14 e 15 de junho (quinta e sexta), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), o evento terá como objetivo a busca da revitalização da cajucultura, dentro do debate sobre a sustentabilidade do semiárido brasileiro. O seminário contará com a presença de produtores e gestores da agricultura de vários estados da região Nordeste.
Membro titular da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal, o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) é um dos articuladores do seminário. Para o parlamentar, o debate poderá abrir caminhos para muitos dos gargalos do setor. “Precisamos reinserir, de forma consistente, a cajucultura do Nordeste, principalmente a cearense, na pauta de exportação brasileiras”, afirma Raimundo Matos.
O presidente da Faec, Flávio Saboya, lembra que o Brasil já foi vice-líder de exportação de castanha de caju no mundo e, atualmente, não está nem entre os dez maiores vendedores. “Nós temos de voltar a ter o destaque necessário”, reforça o dirigente da entidade.
Para o Sindicato das Indústrias de Beneficiamento de Castanha de Caju e Amêndoas Vegetais do Estado do Ceará (Sindicaju), o 1º Seminário de Cajucultura do Nordeste é a oportunidade de estados produtores discutirem, conjuntamente, os gargalos e as oportunidades do setor, e buscarem soluções efetivas de apoio à revitalização dessa relevante atividade do agronegócio brasileiro.
SERVIÇO
1º SEMINÁRIO DE CAJUCULTURA DO NORDESTE
Dia 14 (quinta-feira), a partir das 14h30min
Dia 15 (sexta-feira), das 8 às 16h
Sede da Fiec (Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota, Fortaleza-CE
Entrada Franca
Postado por Raimundo Lima
Fonte: Organização do Seminário
Nenhum comentário:
Postar um comentário