- Equidade no atendimento aos alunos, ou seja, não se podem justificar condições de atendimento diferenciadas numa mesma rede;
- Organização do trabalho, mediante definição clara de funções, objetivos, procedimentos e plano de trabalho, além da sistematização e disseminação de informações e rotinas para orientar as decisões;
- Decisões fundamentadas em fatos e dados, na medida em que um sistema complexo como o da educação não pode ser gerido com base em suposições;
- Descentralização, com vistas a dar poder de decisão a quem conhece e pode equacionar o problema e a fomentar o compromisso, a participação, a eficiência e a qualidade da educação pública;
- Foco nas atividades fim da educação, ou seja, manter o olhar direcionado para a dimensão pedagógica, para as escolas e para a aprendizagem dos alunos;
- Participação de outros atores na gestão da educação municipal, tais como pais e familiares dos alunos, trabalhadores da educação e a própria comunidade.
- Agilidade: capacidade de vislumbrar mudanças no horizonte, prever o que está por acontecer e assumir a liderança no desenvolvimento de estratégias para atender às exigências da realidade contemporânea. Entre as atitudes associadas à agilidade, estão o estímulo e a recompensa por ideias inovadoras, delegação de poder para que os outros tomem decisões, sempre baseadas em diretrizes e mapa de riscos;
- Autenticidade: capacidade de liderar com segurança e coragem para assumir posições. Para transmitirem confiança a suas equipes, os DME precisam ser transparentes na comunicação e incutir senso de propósito nas equipes. Isso requer uma capacidade ampliada de ouvir, de provocar empatia e de alimentar a inovação;
- Gestão de pessoas: refere-se à habilidade para alavancar e maximizar os resultados gerados pela equipe. Isso requer o comprometimento do DME com uma cultura de desempenho e a existência de estruturas organizacionais e processos humanos eficazes. Requer também que o DME identifique novas formas de compartilhar conhecimento e inserir o aprendizado no trabalho;
- Sustentabilidade republicana: que, além do compromisso com a otimização e o equilíbrio entre resultados financeiros e objetivos pretendidos, consiste em práticas comprometidas com a transparência no uso dos recursos públicos e com o estabelecimento de uma concepção republicana na gestão da educação.
Pesquisa: Raimundo Lima
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