Capacitar os professores é a opção mais viável para melhorar o desempenho dos alunos. É o que aponta o estudo Formação Continuada de Professores no Brasil,
do Instituto Ayrton Senna e do Boston Consulting Group, lançado nesta
segunda-feira, 7, em São Paulo. A cerimônia de lançamento contou com a
participação do ministro da Educação, Henrique Paim.
De acordo
com o estudo, que apresenta desafios e oportunidades relacionados à
formação continuada de docentes no Brasil, estudantes expostos a bons
professores aprendem de 47% a 70% a mais do que aprenderiam em média em
um ano escolar. A pesquisa ainda destaca que é possível atuar em todas
as etapas da carreira, e promover a melhoria da formação em serviço
apresentaria melhores resultados no curto prazo.
Segundo a
presidenta do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o estudo discute
possíveis linhas de ação que podem contribuir para acelerar a formação
continuada e a qualificação dos professores no Brasil. “A capacitação
dos professores é a alavanca acionável para a melhoria da qualidade da
educação no curto e médio prazo”, disse.
Segundo o ministro, o
diagnóstico da pesquisa está de acordo com os levantamentos do
Ministério da Educação, que identificam um distanciamento entre a
formação oferecida nas universidades e a realidade nas salas de aula. “A
palavra-chave é amadurecimento. A relação entre educação básica e a
educação superior precisa ser aperfeiçoada para melhorar a formação
inicial e continuada dos professores”, afirmou o ministro, reconhecendo a
que este é um dos gargalos da educação no país.
Para o estudo Formação Continuada de Professores no Brasil,
foram entrevistados, por meio eletrônico, 2.732 pessoas entre
secretários de Educação, supervisores de ensino, diretores de escolas,
coordenadores pedagógicos e professores entre novembro de 2012 e março
de 2013.
Durante a cerimônia, a Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoa de Nível Superior (Capes), anunciou um edital para desenvolver a
formação de quadros em competência socioemocional (aptos a lidar com
estudantes em situação de instabilidade), da graduação ao doutorado, em
psicologia, pedagogia e licenciaturas. Serão oferecidas bolsas para 30
doutorandos, 60 mestrandos, 150 professores de educação básica das
escolas públicas e 300 estudantes de graduação.
(Fonte: Portal MEC)
Pesquisa: Raimundo Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário