sexta-feira, 12 de abril de 2019

Previsão indica possibilidade de precipitações nos litorais de Fortaleza e Pecém e, nas demais áreas, eventos de chuva

A previsão do tempo atualizada na manhã desta sexta-feira, 12, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica nebulosidade variável com possibilidade de chuvas nos litorais de Fortaleza e Pecém, além de eventos nas demais macrorregiões.
No atual cenário, observa-se nuvens sobre o Ceará, principalmente no noroeste do estado. Os modelos numéricos de previsão indicavam precipitações na faixa litorânea já no início da manhã de hoje, porém, alterações atmosféricas como a direção dos ventos, padrão de umidade mais seco e ainda a diminuição da atividade convectiva – processo físico que é um fator importante para a formação de nuvens de chuva – interferiram nos resultados.
Porém, na análise realizada na manhã de hoje, o cenário ainda segue indicando possibilidade de precipitações entre os litorais de Fortaleza e Pecém, além de eventos ao longo do dia nas demais áreas.
“Nós observamos que há nuvens sobre todas as macrorregiões do Ceará, principalmente no noroeste do estado. Há ainda nuvens deslocando-se do leste da região Nordeste para a porção do continente”, reforça o meteorologista da Funceme Raul Fritz.
Naquelas macrorregiões indicadas com possibilidade, as precipitações deverão atingiram entre 5% e 20% das áreas sobre previsão. Já nas demais indicadas com eventos, as precipitação deverão atingir mais de 50% do território.
Para o sábado, 13, e o domingo, 14, a previsão, neste momento, é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as macrorregiões. A Funceme reforça que isto não indica que as precipitações chegarão a todos municípios, obrigatoriamente.
Na tarde desta sexta, os meteorologistas farão uma nova análise das condições de tempo para indicar, se necessário, alterações na previsão do tempo indicada para o fim de semana.
Balanço
Entre as 7h desta quinta, 11, e as 7h de hoje, a rede de observadores informou registros de chuvas em, pelo menos, 92 municípios. Os maiores acumulados foram em Cariré (79 mm), São Gonçalo do Amarante (76 mm) e Granja (72,8 mm).

Fonte: Repórter Ceará
Postado por Raimundo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário