quinta-feira, 12 de maio de 2011

Confetam lança Frente Parlamentar Mista em Defesa do Servidor Público Municipal

Confederação quer unir Câmara dos Deputados e Senado na luta pela melhoria do serviço público municipal prestado à população e pela valorização do servidor

Escrito por: Marize Muniz

Em defesa do serviço público, pela valorização do servidor
“Queremos do parlamento o compromisso de continuidade das ações estruturais e políticas públicas que de fato consolidem nos municípios brasileiros um serviço público de excelência e o respeito à nossa categoria”, disse Maria das Graças Costa, presidente da Confetam.
 
Participaram do ato o senador José Pimental (PT-CE), que presidente a Frente no Senado; os deputados Federais Artur Bruno (PT-CE), que preside a Frente pela Câmara dos Deputados, Vicente Paula da Silva (Vicentinho, do PT-SP), vice-presidente, Fátima Bezerra (PT-RN) e Luiz Couto (PT-PB).
 
Todos ressaltaram a importância da Frente e pediram aos trabalhadores para se manterem mobilizados sempre.
 
“Nós temos um longo caminho a percorrer na Câmara e no Senado para aprovar os projetos importantes para os servidores públicos municipais. E esta Frente é o começo desse processo de articulação”, afirmou José Pimentel.
 
O deputado Artur Bruno falou que é preciso muita mobilização dos servidores nesta luta. “Juntos, buscaremos todas as emendas e projetos de Lei que tenham como objetivo a defesa do serviço público e do servidor. Com o lançamento dessa Frente Mista, todos os servidores terão parlamentares comprometidos com a sua luta. Mas é preciso que vocês falem com todos os deputados e senadores de suas cidades e peçam a eles que assinem o termo de adesão à Frente”.  
 
Para Maria das Graças, a Frente vai servir como um poderoso instrumento para fazer o debate e encontrar soluções para os problemas que a categoria enfrenta no dia a dia, como o não pagamento do salário mínimo para servidores de diversos municípios, forte violação dos direitos sindicais, más condições de trabalho e ambiente insalubre, entre outros.
 
“A nossa luta é por um serviço público de qualidade. Para isso, o trabalhador precisa ser bem treinado e ter salário digno; precisa ter a garantia de que os serviços, programas e projetos da antiga administração serão mantidos; e também a garantia de democracia nas relações de trabalho – ainda tem muito autoritarismo em muitos locais”, ressaltou a presidente.
 
A deputada Fátima Bezerra concordou que a Frente é um instrumento eficaz para fortalecer a luta dos trabalhadores, e lembrou que a mobilização permanente da categoria é muito importante para o avanço de políticas salariais e a implementação do Piso do Magistério.  
 
O deputado Vicentinho foi além e pediu aos servidores públicos municipais que se unissem à luta dos enfermeiros, guarda civil, agentes comunitários de saúde e educadores. “Espero, com a Frente, que todos os servidores sejam ouvidos e que nós sejamos a voz de cada um de vocês”.
 
Maria das Graças salientou que o desafio é grande, até mesmo pelo tamanho da Confetam, que precisa estar atenta às necessidades dos 5.565 municípios brasileiros e conviver com o problema de ter troca de patrão – os prefeitos – a cada 4 ou 8 anos. Com isso, há problemas que se repetem a cada legislatura como a não continuidade dos projetos, perseguição contra quem ousa se organizar em sindicatos, pouca qualificação, baixos salários e corrupção.
 
Mas um dia, disse a presidente, realizaremos nosso desejo que é fazer uma negociação nacional. “E a Frente vai colocar nossa luta na ordem do dia, vai nos dar a visibilidade que precisamos para avançarmos em nossas reivindicações”, concluiu Maria das Graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário