sábado, 14 de maio de 2011

Exemplo de luta e empreendimento coletivo pela terra

Assentamento II de Sumaré comemora 26 anos de lutas e conquistas

Escrito por: William Pedreira

A festa para comemorar 25 anos do Assentamento II de Sumaré realizada no ano passado contou com a presença de mais de três mil pessoas. A expectativa para este ano é superar o número alcançado em 2010.
 
É o que informa o presidente da Associação dos Agricultores e Moradores do Assentamento II, Luís Sinésio da Silva. Ele aponta como fator central para tanta expectativa a integração dos assentados com a população de outras regiões. “Com o passar dos anos, percebemos um envolvimento muito grande da comunidade com a organização e participação em nossa festa,” enfatiza Sinésio.
 
Como já conhecido, o evento terá comidas e bebidas, barracas típicas, torneios de futebol, shows, além de sorteio de prêmios. Além do entretenimento, lembra Sinésio, é preciso destacar a história e a representatividade do Assentamento, um dos primeiros do Estado, exemplo de luta e empreendimento coletivo pela terra.
 
O Assentamento abriga hoje cerca de 70 famílias. Cada uma possui um espaço de cinco hectares. A goiaba e a acerola são os carros-chefe da produção, constituída ainda por milho, mandioca, hortaliças e algumas culturas de subsistência.
 
“De oito a dez anos para cá, nós tivemos um aumento muito grande de políticas públicas voltadas à terra, como o programa banco de alimentos, acesso ao crédito e infraestrutura. Isso nos proporciona uma segurança garantindo nossa subsistência e a qualidade de vida de nossas famílias”, pontua Sinésio.
 
Ele recorda os momentos de luta e de dificuldade para ressaltar a conquista da cidadania. “Foi graças ao suor e a luta de todos os companheiros e companheiras que hoje podemos proporcionar às famílias acesso à moradia digna (luz elétrica, telefone e água potável), educação, saúde, estrutura alimentar e emprego."
 
No aniversário de 26 anos, toda a renda vai ser revertida em prol da Associação dos Agricultores e Moradores do Assentamento II, Grupo Mulheres da Terra, Esporte Clube Assentamento II, Escola municipal e Núcleo da Comunidade Católica Divino Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário