A maior obra voltada para a educação na história do município de Beberibe, a Escola Profissionalizante, cuja inauguração estava prevista para o dia quatro deste mês foi adiada para a segunda quinzena, ainda deste mês, em razão de problemas de agenda de autoridades federais que querem participar deste importante ato. Deverão estar presentes, também, representantes dos governos Estadual e Municipal, além de outras autoridades civis e militares e as próprias comunidades de Beberibe.
A instituição, denominada Escola Profissionalizante Pedro de Queiroz Lima, por sugestão do prefeito Odivar Facó e prontamente acatada pelo governador Cid Ferreira Gomes, abrigará 500 alunos em horário integral. A unidade de ensino teve um custo superior a cinco milhões e meio de reais e coloca Beberibe entre os melhores municípios do Ceará no setor de educação. Apenas 20 cidades do Estado estão recebendo esse equipamento.
Para ter acesso à escola, o estudante tem que ter concluído o ensino fundamental e passar pelo processo de seleção que terá como critério o histórico escolar (suas notas). Os alunos com melhores perfis escolares ingressarão diretamente, sem necessidade de qualquer outro exame intelectual.
A escola é uma parceria dos governos Federal, Estadual e Municipal. O Município entrou com o terreno, a Federação com o financiamento da construção, sob gerenciamento do Estado que adquiriu todo equipamento e mobiliário.
O aluno estudará em tempo integral, com direito a três refeições e banho na escola e vai ter um ônibus com ar condicionado para levá-lo às aulas de campo.
Os estudantes da Escola Profissionalizante, ao concluírem o curso, saem direto para o estágio remunerado oferecido pelo Governo do Estado. Então sai da escola diretamente para o mercado de trabalho.
A escola, cujo prédio tem dois pavimentos, disporá, entre outros equipamentos, de auditório, biblioteca, ginásio poliesportivo coberto, teatro de arena, 12 salas de aula e todas as demais instalações necessárias para o pleno funcionamento do ensino e da aprendizagem. São cerca de 5 mil m² de construção em terreno de 15 mil m² doado pela prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário