sexta-feira, 28 de julho de 2017

BLOG COMENTA SOBRE PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS



Caros leitores, o blog foi provocado para que falasse sobre processo de nucleação de escolas, por que acontece e quais são os motivos que levam a administração pública a nuclear e fechar escolas. Nessa situação diversos fatores estão envolvidos, e o principal entre eles é o aspecto financeiro.
Em primeiro lugar é necessário verificar o número de alunos que a escola possui e número de servidores, logo após, verificar se com a quantidade de alunos que ela tem, compensa o pagamento da quantidade de servidores. Depois desse processo, deve-se analisar se existe outra escola próxima com boas condições e que oferecem os mesmo níveis de ensino, e a disponibilidade transporte suficiente para transportar os alunos com segurança até a nova unidade escolar.
Como vocês puderam perceber são muitas questões a serem pensadas. Atualmente, no município existem várias escolas com salas funcionando com dez ou quinze alunos, segundo a LDB é preciso ter um número suficiente de alunos por sala. A cada dia vai se tornando mais difícil para o administrador manter a escola, já que os recursos vem sofrendo uma redução gradativa e as despesas continuam as mesmas ou até mesmo aumentam.
Portanto, para regularizar e manter as finanças em dia, só resta fazer a nucleação, essa é uma decisão que nenhum gestor gostaria de tomar, mas fazem por que é necessário. Esse tipo de política pública ou medidas impopulares gera um grande desgaste. Os pais ficam insatisfeitos por deslocarem seus filhos, os servidores que perderão o emprego não conseguirão entender, os servidores efetivos que estão na comunidade vão para outra escola, um outro universo do que estavam acostumados, acabam ficando insatisfeitos.
É muito desgaste e na maioria da vezes há um jogo político muito forte por trás de tudo, o que faz com que a comunidade acabe não acreditando e não querendo aceitar a decisão. Para que não haja injustiça com a comunidade, é de bom alvitre fazer uma levantamento caso a caso, estudar o que deve ser realmente feito para que ninguém venha ser prejudicado.
Postado por: Raimundo Lima




Nenhum comentário:

Postar um comentário