Um Guia de Mobilização para apoiar nas ações da campanha Viva seu Município foi desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e está disponível no hotsite da iniciativa no portal da entidade. A publicação tem um passo a passo para a realização da mobilização local. Os gestores devem levar seus gabinetes para a rua, montar uma estrutura em uma praça ou local de fácil acesso e promover audiências públicas que retratem a realidade financeira de seus Municípios.
A Confederação realiza a campanha com uma série de ações e atividades a serem desenvolvidas junto aos cidadãos de cada Município, apresentando os efeitos da crise e as proposições para os próximos quatro anos. Neste ano, a iniciativa – lançada oficialmente no Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro, 23 de fevereiro – ocorre de 20 a 24 de março.
A primeira etapa é designar um responsável para articular as atividades do Viva Seu Município. A pessoa deverá ter poder de decisão, gestão e autorização dos pequenos gastos envolvidos com a impressão dos materiais e a disponibilização dos aspectos logístico.
Em seguida, o Município deve preparar o material que será utilizado na ação. Todo o material – incluindo faixas, painéis, estandes de atendimento à população, materiais de papelaria, bem como áudios com as 10 propostas da CNM como pauta prioritária – pode ser baixado no hotsite da campanha.
O dia D ocorre na semana de 20 a 24 de março. Os gestores devem definir o período de atividades, podendo ampliar por período maior ou replicar esse modelo de caravanas entre os bairros em diferentes datas para realizar a informação da população sobre a pauta municipalista e a coleta das demandas de cada bairro.
A CNM recomenda, ainda, que a prefeitura busque o apoio da Câmara de Vereadores para a execução das atividades. Os gestores podem sair em passeata passando pelos principais pontos da cidade, com registro formal das atividades e das demandas levantadas em sessão extraordinária do legislativo.
Para o sucesso da ação, a Confederação solicita que os Municípios encaminhem as informações e as fotos das ações realizadas pera o e-mail vivaseumunicipio@cnm.org.br e utilize na publicação em redes social a hashtag #Vivaseumunicipio.
Veja aqui o Guia de Mobilização com a sugestão de ações, roteiros e cronograma.
(FONTE: PORTAL CNM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário