quarta-feira, 30 de julho de 2014

Veja quais são as atribuições ao Gestor Educacional

A Secretaria, portanto, precisa preparar-se para realizar atividades capazes de:

  • estabelecer diretrizes e organizar os procedimentos relativos aos servidores lotados nas escolas da sua rede ou do seu sistema de ensino;
  • administrar o próprio quadro de pessoal;
  • gerir recursos humanos da rede ou do sistema de ensino;
  • designar servidores para seus diversos setores de trabalho;
  • controlar licenças, férias, concessão de vantagens e cessão de servidores da rede ou do sistema de ensino;
  • contratar temporariamente profissionais na forma da lei;
  • realizar concursos públicos de provas e títulos;
  • gerir o plano de carreira do magistério;
  • solicitar, adquirir, conservar e distribuir material para as escolas;
  • organizar os registros de controle de material e documentação do patrimônio da rede ou do sistema de ensino;
  • acompanhar os projetos de construção a ser realizados;
  • realizar o inventário do imobiliário e do material permanente;
  • articular-se com outros setores da administração pública para proceder à regularização de terrenos e prédios; e
  • conhecer o Memorial de Gestão elaborado pela gestão anterior e que pode estar disponível no portal da Undime: <http://memorialdagestao.undime.org.br/>.
 Reestruturar e fortalecer as instâncias administrativas dentro da Educação pode resultar em grandes avanços para garantir a efetiva melhoria da qualidade. O DME e sua equipe gestora devem conhecer detalhadamente todo o conteúdo do Memorial. Em caso de a administração anterior não o ter finalizado, é importante dialogar com os gestores anteriores e com os servidores que estavam na Secretaria.
Outra área importante de atividades é a que trata da aquisição e contratação de serviços segundo critérios e procedimentos que buscam garantir o uso adequado dos recursos públicos. Cabe à Secretaria Municipal de Educação, nesse particular, contratar serviços e adequar as compras às necessidades da rede ou do sistema de ensino. Planejamento e organização são requisitos indispensáveis para essa função por envolver a definição do bem a ser adquirido ou do serviço a ser contratado.
Além disso, são requisitos necessários à Secretaria Municipal de Educação, a fim de que cumpra suas atribuições administrativas: a organização e o controle de documentos e correspondências recebidos e expedidos; o atendimento de boa qualidade ao público; a execução de serviços de limpeza, higiene e
segurança dos imóveis; e o controle do uso dos veículos.
Outra área importante vinculada à gestão administrativa e organizacional é a que se refere ao apoio aos estudantes. É recomendável a criação de uma coordenação para tais programas de assistência ao educando.

(Fonte: Orientações ao Dirigente Municipal de Educação - Fundamentos, Políticas e Práticas.)

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