quinta-feira, 13 de julho de 2017

Entrevista com Michele Cariello de Sá Queiroz Rocha Local: Eusébio





Michele essa semana saiu uma notícia sobre o parecer de suas contas, a notícia lhe pegou de surpresa?
R: De certa forma sim. No que concerne aos aspectos contábeis de gestão pública cumprimos todos. Vamos analisar o que o Tribunal apontou como aspecto para não aprovação das contas de 2015.
Michele você atendeu a todas as exigências da LRF?
R: Atendemos as exigências da LRF.
Michele como você está se sentindo depois de um grande trabalho feito como gestora ver o seu trabalho dessa forma?
R: Como defensora do nosso Sistema Democrático de Direito, respeito a decisão da maioria dos munícipes.
Michele, mudando de assunto você é candidata a Deputada Estadual?
R: Meu compromisso é de ajudar quem ajudou o município de Beberibe.
Michele Queiroz é verdade que você deixou em andamento diversos convênios firmado para o município de Beberibe, pode citar alguns?
R: Como já relatei em outros momentos, deixamos convênios firmados, com projetos aprovados e alguns até já licitados. Obras como a reforma dos Mercados do Peixe e da Carne; construção de uma pracinha com academia ao ar livre próximo à CE na entrada do mutirão do Morro Branco; pavimentação para o Mangue Seco, ruas do Planalto Beberibe; pavimentação para ruas da Sucatinga e Parajuru; construção de escolas; Ampliação do Sistema de Abastecimento do Umari Casaforte; Melhorias Sanitárias Domiciliares para Juazeiro e Cutia;  reforma e ampliação do Hospital Municipal, este com projeto já aprovado pela Caixa Econômica apenas para ser licitado e iniciada a obra, bem como recursos para aquisição de medicamentos e insumos dentre outros, outra recebemos recursos para aquisição de equipamento hospital municipal e para as unidades básicas de saúde, recursos esses que já foram liberados
Michele a derrota na urnas foi uma surpresa para você pelo trabalho que você vinha fazendo em benefício da população?
R: Acredito que o que se espera de um gestor público foi desempenhado, buscar melhorias para a população e para a cidade. Nós também dependemos de outras esferas como Estado e União e quando não se tem uma estabilidade política e econômica nessas esferas, o município também sofre, em especial o nosso que depende dos repasses. Acredito que muitos, não somente eu, pagamos o preço da crise, apesar de todo esforço que fizemos. Mas com certeza mostramos compromisso e trabalho. Muita coisa ainda a ser realizada, mas a população escolheu outro projeto de governo.
Michele o Camilo Santana prometeu em praça pública a construção da estrada Itapeim Serra do Feliz e agora prometeu a outro, estaria na sua visão Camilo querendo agradar a dois senhores ao mesmo tempo?
R: Não sei se ele prometeu a outro. Sei que o compromisso foi selado desde que tivemos os primeiros contatos. Foi um pedido que fazíamos junto ao Estado desde que assumimos em 2013, sempre colocávamos em toda reunião junto aquele ente a importância para o município da execução dessa obra, mas só tivemos o compromisso firmado na primeira audiência que tivemos com Camilo Santana já eleito Governador. E em praça pública ele agradeceu o apoio que obteve dos beberibenses e se comprometeu mais uma vez em executar a estrada.
Michele qual seu maior projeto que você como prefeita deixou para cidade de Beberibe?
R: Acredito que o cuidado que tivemos com a cidade como um todo. Investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana, a construção da primeira Rodoviária, que é recurso federal e daí toda a demora nas liberações dos recursos, mas o planejamento foi feito e principalmente a execução e aprovação dos projetos, que também é uma burocracia, e garantia dos convênios; investimos em nossos Hospital que é nosso maior equipamento de atendimento na saúde, entrega de fardamento escolar, renovação da frota de veículos etc. O cuidado e preocupação constantes em sempre melhorarmos e buscarmos meios de executar projetos e atender as necessidades da população.
Michele você adotou uma postura muito séria de não atacar as pessoas e você de vez em quando tem sido alvo de ataques na redes sociais como a senhora vê isso?
R: Acho muitas vezes irresponsável como as pessoas se colocam. Falando o que lhe vem à cabeça, sem fundamento. Me entristece, pessoas que não me conhecem, não conhecem meu trabalho e se colocam de uma maneira tão arbitrária. Ofender por ofender. Mas, estamos sujeitos a isso. Claro que dentro de limites, pois já se concebe o crime cometido em redes sociais por calúnia, difamação etc.
Michele você deixou milhares de fãs na cidade de Beberibe, será novamente candidata a gerir os destinos deste município?
R: Só o tempo dirá Raimundo. Não tenho como afirmar isso agora.
Mudando de assunto, agora vamos falar de educação. Michelle você deixou em andamento a construção de 04 escolas novas e que hoje estão completamente paradas, na sua visão pode ser um retrocesso para o município? Será que o convênio foi perdido?
R: Como mencionei a crise financeira e política que enfrentou o governo federal atingiu a nós municípios, mas estávamos lutando junto ao Ministério da Educação para continuidade dessas obras. Escola do Sítio Lucas já estava bem avançada. Agora cabe a nova gestão acompanhar e dar continuidade. São escolas modelo que servirão com qualidade aos alunos e profissionais da educação do município.
Michele outra obra de grande envergadura que a senhora conseguiu foi a creche de Parajuru através do governo do estado, ficou feliz em saber que a senhora ajudará construir o sonho daquela comunidade?
R: Com Certeza. Foi um problema que enfrentei assim que assumi em 2013. A busca da melhoria no espaço para a Educação Infantil. Quando o Estado abriu o edital nosso município se inscreveu e em junho de 2014 recebemos o resultado no qual fomos contemplados com a construção do Centro de Educação Infantil com capacidade para atender até 208 crianças, assumindo o município a contrapartida do terreno, ligação de energia, água, e 20% do valor da obra. Demos o sinal de 10% o que equivaleu à época R$ 131.000,00 e ficamos aguardando o início das obras pelo Governo do Estado. Cabe à ele iniciar as obras, e que também foi assunto de reuniões nossa junto ao Estado. Importante saber é que também está garantida a realização dessa obra.
Michele nem a rodoviária e nem o entorno da igreja foram concluídos, esses convênios ficaram firmados com o ente federado?
R: Sim. Se não estivessem firmados não teriam sido iniciados, bem como assinei todos os termos de aditivos necessários para que ficassem garantidos a finalização dos mesmos.
Michele a senhora sabia que as ampliações feitas pela senhora poderiam ser revogadas pelo a atual gestão? O departamento jurídico não ficou atento a período eleitoral?
R: Não é questão de período eleitoral, é questão de arbítrio do Poder Executivo. Eu recebi ampliações da gestão que me precedeu e não as revoguei.
Michele hoje a praça encontra-se praticamente em estado de abandono, essas atitudes podem prejudicar ao turismo local?
R: Fomos muito cobrados pela construção da Praça Matriz e Praça da Sucatinga. No que se refere a praça Matriz também me angustiou a demora, mas não dependia apenas do município, nesse meio tempo revitalizamos a área da Praça Laís Facó, onde a população voltou a frequentar. A Praça da Sucatinga encontramos no chão, e entregamos a população. Ambas requerem uma atenção do Poder Público e também ajuda da população para sua conservação.
Michele você teve muita coragem em não fazer carnaval com recursos públicos, os recursos escassos e agora o números de festa altas, esses recursos não poderiam ser investidos nas comunidade mais carentes?
R: Foi preciso atitude e coragem. Quando falamos sobre uma mãe que ama seus filhos e em alguns momentos tem que lhes dizer não. Foi preciso dizer não naquele momento. Ter a coragem de enfrentar a opinião pública, mas sabíamos do que o município estava precisando e o que tínhamos condições de fazer. Tivemos outros momentos como aniversário do município, Festa de São Pedro etc. que não deixamos de realizar, mas o carnaval em si com toda sua estrutura que demanda, pelos momentos que passávamos, não dava para utilizar recurso público naquele momento.
Michele quais são suas considerações finais?
Primeiro Raimundo Lima eu gostaria de agradecer o espaço e lhe parabenizar pelo trabalho sério que você vem desenvolvendo na cidade de Beberibe, desde já agradecemos e queremos deixar uma mensagem aos Beberibenses nós estamos sempre dispostos para contribuir para o desenvolvimento da cidade, na qual quero deixar um forte abraço a todos.

12/07/2017
Postado por Raimundo Lima
Direito de resposta neste mesmo espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário