sexta-feira, 26 de julho de 2019

PROFESSORES SOFREM MAIS UMA DERROTA, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU SE POSICIONA CONTRA O PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS PARA PROFESSORES.




Leitor, a verba precatória da passagem do Fundef para Fundeb está ficando cada vez mais difícil dos professores que já esperam há anos e nada do dinheiro cair no bolso do trabalhador, ou seja, a cada dia que passa o sonho vai caindo por terra.
Tudo se tornou mais complicado depois que o Tribunal de Contas da União - TCU afirmou que recursos não estão vinculados e por conta disso o prefeito poderá utilizar os recursos para a educação, porém no entendimento do tribunal este recurso não pode ser utilizado para pagamento de pessoal.
No entendimento do órgão fiscalizador as verbas oriundas dos precatórios têm caráter eventual e não pode ser empregados para pagamento de salários, abonos, ou passivos trabalhistas e previdenciários. Caso isso ocorra, os gestores poderão ser responsabilizados por dano ao erário e descumprimento de norma legal.
O Tribunal de Contas da União alerta aos prefeitos que está em vigor a decisão do TCU que veda pagamento de salários de professores com recursos dos precatórios do fundef. Valores devem ser aplicados em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino público de nível básico.
Essa demora e essas decisões emperra todo processo por que os prefeitos entram na justiça contra os sindicatos, os sindicatos entram contra os prefeitos, depois o governo suspende as ações e o pagamento e agora o tribunal alerta aos prefeitos, ou seja, ainda há muita água para rolar e mesmo que essa decisão possa ser desfeita ainda haverá muito para que um dia tudo isso possa virar realidade.
A cada dia que passa os professores perdem as esperanças, por que isso só acontece em um país que valoriza seus educadores, ou seja, para que esse dinheiro chegue ao bolso do professor somente acontecerá depois de um travamento de uma longa batalha nos tribunais, fato este que desgasta muito os educadores que estão quase sem esperanças.
Portanto, essa semana um prefeito teve vitória na justiça federal que foi proibido de repassar os valores aos professores, ou seja, quando vem de cima para baixo para desfazer este nó será muito difícil e complicado e mais uma vez peia no lombo do professor que tanto faz por este país e não recebe o mínimo de valorização. Todos os detalhes no programa encontro político que vai ao ar sempre ao meio dia.
Postado por Raimundo Lima
Atenção! Este blog não é responsável por comentários.
Acesse web rádio: estaçãolitoral.minhawebradio.net pelo aplicativo rádios net, pelo blog, pelo site e pelo facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário