sábado, 19 de abril de 2014

PARA VOCÊS EDUCADORES DO ESTADO DO CEARÁ



                       Não devemos chamar o povo a escola para receber instruções postuladas, receitas, ameaças, repreensões, mas participar coletivamente da construção do saber que vai além do saber da pura experiência feita, que leve em conta suas necessidades e o torne instrumento de luta, possibilitando-lhe transformar em sujeito em sua própria história. A participação popular na criação da cultura e da educação com a tradição de que só a elite é competente e sabe quais são as necessidades e interesse de toda a sociedade, a escola deve ser também um centro irradiador da cultura popular, à disposição da comunidade, não para consumi-la, mas recria-la. A escola é também um espaço de organização política das classes populares. A escola como um espaço aprendizagem será então um centro de debates, ideias, soluções, reflexões, aonde a organização popular vai sistematizando sua própria experiência. O filho do trabalhador deve encontrar nesta escola os meios de auto emancipação e intelectual, independentemente dos valores das classes dominantes. A escola é um espaço físico. É um clima de trabalho, uma postura, um modo de ser. (Freire Paulo,1991, p.16) Pedagogia do oprimido.
 
Raimundo Lima do Nascimento

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