terça-feira, 4 de novembro de 2014

Gestão Administrativa

ORGANIZAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Para organizar a Secretaria Municipal de Educação inicialmente é preciso respeitar a legislação que organiza a administração municipal.
No caso da secretaria de educação, existem casos em que sua organização e nomenclatura podem variar (ex.: Departamento ou Divisão de Ensino). O ideal é que ela seja sempre estabelecida/reconhecida, como Secretaria Municipal de Educação.
Independente disso, é preciso contar com uma estrutura satisfatória para que a Rede de Ensino tenha um funcionamento adequado.
Tanto na gestão do município como em cada unidade escolar também é preciso garantir um quadro de profissionais eficientes e preparados para os desafios da educação.

Para uma boa gestão administrativa, é fundamental ter o controle dos processos referentes aos profissionais do magistério e funcionários da educação básica que atuam na Secretaria e nas unidades escolares. Na área de Gestão de Pessoas você encontra informações e ferramentas que auxiliarão nas questões de seleção, contratação, carreira, lotação, vencimentos e movimentação de sua equipe.

EQUIPE
Para uma boa gestão administrativa, é fundamental ter o controle dos processos referentes aos profissionais do magistério e funcionários da educação básica que atuam na Secretaria e nas unidades escolares.
Para formar a equipe de cada unidade escolar também deve ser verificada e respeitada a legislação municipal.
Uma lei específica ou o próprio PCCR do Magistério e o dos funcionários da educação básica, irá apresentar o processo de definição de cada equipe e o número de profissionais.
Cada unidade escolar deverá contar com profissionais do magistério e funcionários da educação básica conforme o número de estudantes atendidos. Além disso, a equipe gestora da unidade escolar formada pelo diretor, vice (quando for o caso) e equipe pedagógica, também deverá atender à necessidade da realidade local.
Geralmente, estes dados estão de acordo com o perfil de cada unidade escolar. Para planejar e projetar ações de longo prazo considere:
  • Etapa e modalidades educacionais;
  • Número de matrículas;
  • Projeto Político Pedagógico;
  • Diretrizes Educacionais;
Os cargos da Secretaria Municipal de Educação estarão definidos na lei que organiza a administração municipal e nos planos de carreira dos profissionais do magistério e funcionários da educação básica.
Depois de conhecer a estrutura verifique com atenção os cargos previstos e dialogue com o prefeito se entender que alterações são necessárias.
Será importante contar com quadro adequado tanto na Secretaria Municipal de Educação como nas unidades escolares.
 
Para preencher os cargos e funções existentes deverão ser convidados profissionais tecnicamente capazes e comprometidos com as demandas educacionais locais, que atendam os princípios da Gestão Pública.
Os cargos da Secretaria Municipal de Educação estarão definidos na lei que organiza a administração municipal e nos planos de carreira do magistério e dos funcionários da Educação Básica.
Dialogue com o prefeito sobre a realidade da Rede Municipal para definir o perfil dos profissionais que irão compor a equipe da Secretaria Municipal de Educação.
 
O trabalho em equipe na Secretaria Municipal de Educação é fundamental, principalmente na relação interna da SME e entre a Secretaria e as unidades escolares/escolas. Recomenda-se que o profissional tenha além da facilidade para trabalhar em equipe:
  • Determinação;
  • Disciplina;
  • Conhecimento Técnico;
  • Entusiasmo;
  • Responsabilidade;
  • Compromisso;
  • Visão ampliada;
  • Pré-disposição para o trabalho em equipe;
  • Iniciativa;
  • Equilíbrio emocional.
Além disso, a equipe da educação deverá estar preparada para enfrentar novos desafios a qualquer tempo. Para alcançar os resultados planejados é preciso também investir em formação continuada para a equipe da Secretaria de Educação e acompanhar a evolução das metas projetadas.
Utilizar instrumentos de avaliação institucional para rever o planejamento e orientar a execução das ações, contribui para alcançar as metas definidas pela gestão.
 
INSUMOS
 
As ações administrativas da Secretaria Municipal de Educação definirão os processos que envolvem diversos setores:
 

Uma gestão administrativa bem sucedida deve prover os diversos insumos necessários ao funcionamento das escolas e da rede municipal. Como se tratam de várias tarefas distintas em natureza e objetivo, a formulação do plano de ação deve estar orientada por uma noção clara de prioridades, prazos e procedimentos para cada tarefa. Desta maneira, a gestão pedagógica se beneficiará, pois a ação administrativa bem planejada pode evitar a ocorrência de falhas que prejudicam o andamento das atividades de sala de aula e dificultam o trabalho da direção escolar.
  
Rotina Gestão Administrativa

Quadrienal

  • Coleta de informações, dados, necessidades, demandas para a contribuição da educação na elaboração do Plano Plurianual.

ANUAL

  • Elaboração do planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação;
  • Coleta de informações, dados, necessidades, demandas para a contribuição da educação na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e para a Lei Orçamentária Anual;
  • Elaboração, atualização e acompanhamento da agenda de atividades de todos os setores da educação municipal;
  • Organização dos processos de solicitação para realização de compra e contratação de produtos e serviços;
  • Colher informações de todos os setores da educação municipal para providenciar contratação de pessoal, abertura de concurso público, e assegurar evolução na carreira;
  • Providenciar o registro no patrimônio do município dos bens móveis e imóveis da educação municipal.

MENSAL

  • Atualização e acompanhamento da agenda de atividades da educação municipal;
  • Recolhimento de informações sobre frequência de professores e servidores das unidades escolares e da Secretaria Municipal de Educação para providenciar encaminhamento de pedido de empenho para pagamento de salários.

DIÁRIO

  • Acompanhar e providenciar os processos para a realização de serviços e contratação previstos no orçamento;
  • Providenciar o trâmite adequado de documentação em todos os setores da educação municipal;
  • Verificar as necessidades levantadas pelas unidades escolares sobre aquisição de bens, produtos e serviços;
  • Verificar a realização e a qualidade dos serviços prestados à educação municipal.
 Fonte: http://convivaeducacao.org.br/platform/themes/administrations
 Pesquisa: Raimundo Lima do Nascimento

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