terça-feira, 28 de agosto de 2018

“Por falta de critérios”, oposição derruba pedidos de duas CPI´s

Com o voto do presidente da Câmara Municipal de Aracati, vereador Beto Bugueiro, que não pode presidir à sessão (ainda está debilitado em razão do acidente de carro que sofreu), mas permaneceu no plenário, os nove vereadores da base de oposição ao governo derrubaram requerimentos e impediram a abertura de duas CPI.
Uma das CPI´s, a que investigaria supostas irregularidades na contratação de carros limpa-fossa, de acordo com a oposição, teria fatos que ocorreram no ano de 2015 e que foram apurados e arquivados, não justificando, por tanto, sua abertura.
De acordo com o presidente em exercício na sessão, Jocélio Gondim, na sessão passada os pedidos não foram lidos porque estavam faltando alguns critérios. “Essa Mesa, presidida por mim, jamais eu quero fazer alguma coisa de errado que vá me prejudicar. Então, o jurídico da Câmara orientou que estava faltando critérios e, como manda o regimento, esse requerimento seria votado em plenário nesta sessão, o que realmente aconteceu”, justificou.

Vetos – Com o voto dos nove vereadores de oposição, a Câmara também derrubou nove vetos do prefeito Bismarck Maia.
Ainda de acordo com Jocélio, os vetos chegaram à Câmara no mês de julho e houve o recesso parlamentar, com os vereadores só retornando às atividades no dia 6 de agosto. “Hoje (ontem) é dia 27 e já se passaram 21 dias. Então, dentro desse intervalo o procurador do município entrou com um pedido para retirar os vetos e voltar para o governo, mas a casa não aceitou. Houve um embaraço que culminou a votação dos vetos e todos os vetos foram desaprovado”, disse Jocélio.
Ainda de acordo com Jocélio, ele só soube que a lei tinha sido sancionada pelo prefeito antes da votação de ontem. “Como é que se sanciona uma lei se não foi ainda debatida, se não foram ainda aprovados ou desaprovados os vetos que chegou à Casa?”, questiona.
Jocélio criticou ainda o que classificou como falta de respeito do Poder Executivo para com o Legislativo municipal. “O Poder Executivo pensa que a Casa ainda está sendo gerida pelos ex-componentes da Mesa. A Casa merece respeito”, finalizou.

Fonte: Folha de Aracati
Postado por Raimundo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário