sexta-feira, 22 de abril de 2011

O QUE É A SEMANA SANTA?

           Todo ser humano tem uma grande pergunta em seu coração: será que a vida termina com a morte? Pois é, a Semana Santa é o momento mais especial do ano, porque nos revela Deus e quem somos nós para Ele.
            A Semana Santa, no calendário, é o tempo mais importante do ano para nós cristãos, fazemos memória do maior acontecimento da história, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. O Filho de Deus se fez gente como nós, anunciou sua Palavra divina, pregou o Amor de Deus, esse mesmo Amor que cura, liberta, perdoa e Salva, foi mal compreendido e assassinado, mas Ressuscitou provando que a vida fala mais alto que a morte e o pecado. E o que temos com isso? Foi Jesus que morreu e ressuscitou. Não! Temos muito haver com toda essa história. O Senhor veio ao mundo para tomar sobre si nossa carne, pecado, vida, para transformá-los. Quem está com Jesus, quem acredita Nele e o aceita como Salvação tem vida eterna com Ele, porque participa de sua vitória sobre o mal. A morte já não existe mais para aqueles que são de Jesus Cristo. Claro, todos nós somos seres vivos morremos biologicamente, é natural, no entanto, quem é discípulo de Jesus, batizado, que se alimenta do seu Corpo e Sangue (a Eucaristia), anuncia a sua Palavra e faz o bem é uma nova criatura e morrer é só atravessar a ponte, do mundo onde tudo se acaba e morre para a vida onde tudo permanece constantemente em plena comunhão com Deus, razão de nossa total felicidade e autorrealização! E é isto que celebramos na missa, a Páscoa de Jesus. Páscoa quer dizer passagem, Jesus passou da morte à vida e todos nós com Ele quem Nele estiver e acreditar. A missa é a celebração onde festejamos e revivemos esta Páscoa! É a grande festa da vitória de Jesus que Ele quis que seus discípulos celebrassem sempre, principalmente nos domingos, dia que Ele ressuscitou dos mortos.



O QUE NÃO É A SEMANA SANTA?

            Muitos aproveitam a Semana Santa para viver um feriado como tantos outros. Fazem um mini carnaval, festas, aproveitam o tempo como uma forma de ganhar mais dinheiro a todo custo e com as mais variadas propostas.
            Muita gente desperdiça esse Tempo de Graça da Salvação do Senhor à humanidade pra beber, as consequências vemos nos noticiários: acidentes graves com muitas vítimas e até fatais. Ao invés de estarem em família, orarem, agradecerem a Deus o dom da vida e a família que têm praticam toda espécie de iniquidade e nem se lembram da Igreja e de Jesus. Esquecem que o Senhor pagou um preço alto, a sua própria vida por nossa Salvação, foi humilhado, rejeitado e morto por todos nós e, no entanto, vemos que o agradecimento de muitos é o total esquecimento e descrença diante dos sofrimentos do Senhor.
            Que nós não caiamos na tentação de transformarmos a Semana Santa em mais uma semana de feriado, mas que possamos vivenciá-la como momento propício à conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário