quarta-feira, 20 de abril de 2011

Semana Santa e Homenagen ao índio

DIA DO ÍNDIO


História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Neste dia do ano, ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.


E COLOMBO DESCOBRIU O CHOCOLATE!

Apesar da América ter sido sua descoberta mais relevante, Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a provar a bebida feita pelos astecas, chamada xocoatl (que significa amargo + água),geralmente temperada com baunilha e pimenta . Mas, entre tantas notícias e descobertas relatadas ao rei da Espanha, as sementes de cacau passaram despercebidas.
Conhecido pelos povos do México como “bebida dos deuses”, suas sementes eram valorizadas a ponto de se tornarem moedas de troca. Somente no século XVI, é que passou a ser consumido na Europa.
No começo, os europeus não “curtiram” muito a bebida, por ser fria, amarga e gordurosa. Com o passar do tempo, os espanhóis passaram a agregar açúcar e outros ingredientes e a tomar o líquido quente, que caiu no gosto da elite espanhola.
Com a disseminação por toda a Europa, o chocolate passou a ser produzido por muitos outros países. Em 1795, os ingleses inventaram uma prensa hidráulica que separava a manteiga de cacau da massa. Com a manteiga foram feitas a primeiras barras de chocolate da forma como conhecemos hoje, e a massa era transformada em um pó que, acrescido de sais alcalinos, se tornava solúvel em água quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário