quinta-feira, 17 de novembro de 2016

FNDE promove workshop para identificar e estruturar oportunidades de melhorias na prestação de contas

Em parceria com o Ministério do Planejamento, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou nesta terça-feira, 9, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), workshop para identificar e estruturar oportunidades de melhorias nos processos de prestação de contas das transferências legais e voluntárias da União. A inciativa, além de atender ao disposto no Acordão do TCU 7790/2016, visa estabelecer um diálogo ainda mais próximo e colaborativo entre os atores envolvidos em toda a cadeia de prestação de contas: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União; Tribunal de Contas da União e Banco do Brasil.

Na abertura do evento, o presidente do FNDE, Gastão Vieira, externou sua preocupação sobre o tema. “Desde que assumimos o FNDE, temos como prioridade da nossa gestão resolver os gargalos do nosso sistema de prestação de contas. Já adotamos medidas nesse sentido e, com isso, já alcançamos resultados positivos. Percebo que a decisão, que tomamos há alguns meses, de trabalhar de forma mais próxima a todos os interlocutores desse processo, foi acertada e, hoje, estou feliz em ver esse evento acontecer. Diminuir o estoque de prestação de contas sem análise conclusiva será uma grande vitória para todos nós”, finalizou.

Responsável pelo setor de prestação de contas do FNDE, a diretora financeira Cynthia Marcela apontou ações que já estão em andamento. “Simplificação do fluxo dos processos; aprimoramento dos normativos; reuniões semanais com as áreas técnicas para alinhamento constante. Essas foram algumas das medidas que tomamos para facilitar o processo de prestação de contas”, afirmou.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura o secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Augusto Akira Chiba; a diretora do Departamento de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Deborah Arôxa; o diretor da 2ª Diretoria Técnica da SecexEducação do Tribunal de Contas da União, Alípio Santos Neto; o gerente-executivo da Presidência do Banco do Brasil, Enio Matias; e a chefe de divisão do Núcleo de Ações e Controle da Educação Básica da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Transparência, Joilma Santa’nna.

O evento, que teve a consultoria da TOTVS, se estendeu por todo o dia e contou com palestras e dinâmicas em grupo para levantamento das informações, estruturação, discussão, consolidação de resultados, alinhamento das percepções e análise dos problemas. 

Fonte: FNDE
Pesquisa: Raimundo Lima às 07:30 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário