terça-feira, 17 de outubro de 2017

CIDADE DE CASCAVEL COMEMORA 181 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA, PARABÉNS A TODA POPULAÇÃO CASCAVELENSE.




Leitores, hoje a cidade de Cascavel está em festa pois a mesma comemora mais um ano de vida. Uma cidade alegre voltada para o comércio e para o turismo, onde quero elencar o nome de alguma praias como Caponga, Barra Nova, Águas Belas, Balbino, que fazem a alegria dos turistas.
A cidade de Cascavel conta com uma das maiores feiras do estado do Ceará, onde são vendidos todos os tipos de produtos. Na feira as pessoas se deslocam dos distritos e das cidade vizinhas para realizar suas compras e fazer negócios, gerando assim uma economia muito grande para a população que vive do comércio, das indústrias e do potencial turístico.
Cascavel é um município brasileiro da Região Metropolitana de Fortaleza, do estado do Ceará. Sua população estimada em 2016 é de 70.574 segundo o IBGE, dados de 2016. Em Cascavel acontece a Feira de São Bento, a segunda maior feira ao ar livre do Brasil e é também a terra natal do empresário Edson Queiroz.
As terras às margens do rio Choró e o rio Piranji, e a zona costeira da embocadurado rio Choró eram habitadas por diversas etnias indígenas, entre elas os Potyguara, os Jenipapo-Kanyndé, os Anacé, Jaguaribaras e tantas outras. Na época de Matias Beck, os neerlandeses instalaram uma peixaria nas margens do rio Choró, na atual praia de Barra Nova. Com a definitiva ocupação portuguesa do território do Ceará, depois do Tratado de Taborda, as terras do atual município de Cascavel receberam as visitas de missionários católicos da Missão Apostolada que tinham planos de construir um missão indígena que aglomerassem as diversas tribos indígenas e foram doadas as diversas famílias via as sesmarias. A missão indígena nunca aconteceu, mas um templo foi construído: capela do reduto, dedicada a Nossa Senhora do Ó. Com o ciclo da carne-seca e charque, Cascavel se destaca como um entreposto comercial e de hospedagem entre Fortaleza, Aquiraz e Aracati, e devido a produção da cana-de-açúcar no solo fértil do município. Um segundo templo construído foi a igreja Nossa Senhora da Conceição, em substituição a padroeira anterior, que mais tarde seria a igreja matriz. A redor da capela de Nossa Senhora do Ó, as fazendas de cana-de-açúcar e do comércio (Feira de São Bento) desenvolveu-se o atual centro urbano comercial e urbano.
Postado por Raimundo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário