sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Ações eficazes de manejo podem evitar as doenças respiratórias em bovinos



As doenças respiratórias em bovinos são bastante comuns e motivos de grandes preocupações de produtores de todo o mundo, já que causam quedas drásticas na produção, tanto na pecuária de corte como na leiteira. Isso, sem contar com os gastos com medicamentos.
Geralmente causada por vírus e bactérias, estas doenças são resultados do desequilíbrio entre as estruturas internas de defesa do animal com os fatores ambientais.
A ocorrência destas enfermidades está relacionada ao sistema imunológico. Mudanças de locais, transportes longos, proximidade com outras raças, troca repentina do tipo de alimentação, dentre outros fatores ambientais, podem ser o suficiente para deixar os animais vulneráveis.
Dentre as doenças respiratórias mais recorrentes, podemos citar a pneumonia, provocando quadros agudos e que podem inclusive levar ao óbito se não houver um tratamento eficaz. Há inclusive estudos norte-americanos, em algumas propriedades, que 70% da mortalidade das cabeças de gado está relacionada à esta doença.
A doença pode ser transmitida entre os próprios animais, principalmente em ambientes superlotados, com bovinos de diferentes idades e espécies, além de ambientes úmidos ou fechados, sem correntes de ar, o que contribui para a proliferação dos microrganismos causadores.
Os sinais clínicos mais evidentes da pneumonia são: febre, secreções, depressão, diminuição do peso, dentre outros. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames em laboratórios, juntamente com exames por imagem. Já o tratamento passa pelo fornecimento de medicamentos antimicrobianos, anti-inflamatório, sorológicos, dentre outros.
A doença pode ser evitada por meio de rígidos métodos de controle e manejo, que visem uma melhor qualidade de vida ao animal, como a higienização periódica, vacinação, ingestão do colostro para os recém-nascidos, isolamento dos animais doentes e evitar a mistura com animais de rebanhos de origem desconhecida.
Não perca seu lucro com a queda do rendimento de sua produção. Aprenda a ministrar os principais cuidados com bovinos relacionados a esse assunto. Confira.AGROCEL- 85.30641414
Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE.
Agrocel Agropecuária Cearense Ltda. 
(85)8603-1085 (85)3064-1414

(Postado por Raimundo Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário