segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Universidade de Fortaleza lança novo portal de internet

O processo de elaboração do novo portal da Unifor levou em conta diversas tendências da web e o design do novo site foi definido com base na apresentação do conteúdo simples e claro (Foto: Divulgação/Unifor)


Melhor instituição de ensino privada do Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo, a Universidade de Fortaleza (Unifor) lança neste sábado, 17 de fevereiro, seu novo portal na internet. Focado em facilitar e agilizar o acesso às informações pelos diversos públicos que visitam diariamente o endereço eletrônico www.unifor.br – para melhorar a chamada “experiência do usuário” -, o novo site traz entre as principais novidades um design responsivo que permite a navegação adaptada aos diversos dispositivos como computadores, smartphones e tablets. Com as mudanças, a Unifor deverá incrementar a divulgação das atividades, cursos, programas, notícias e eventos oferecidos à comunidade acadêmica e à sociedade.


“Prestes a completar 45 anos de fundação, a Unifor apresenta a nova versão de sua interface pública digital com o fito de melhorar ainda mais o processo de comunicação junto aos alunos, funcionários, professores e a comunidade em geral. Este é mais um passo dentro da missão da instituição de formar profissionais de excelência também por meio do trabalho de difusão do conhecimento”, afirma a reitora Fátima Veras.


“O projeto integrou um time de mais de 60 profissionais e alunos, além de conseguir integrar todos os outros setores da universidade em um processo que incluiu diagnósticos e pesquisas para identificar as necessidades de informações e serviços do ponto de vista do usuário do site”, explica a diretora de Comunicação e Marketing da Unifor, professora Ana Quezado.


O trabalho foi coordenado pela Diretoria de Comunicação e Marketing, em parceria com o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) da Universidade e a multinacional de consultoria de TI Entelgy. Com origem na Espanha em 2003 e presente em cinco países (Brasil, Chile, Colômbia e México, além da Espanha), a Entelgy é uma empresa global, especializada em soluções, produtos e serviços em TI. No Brasil, atua nos mais diversos setores, oferecendo soluções de portal e mobilidade em algumas das principais seguradoras internacionais, bancos, aviação, crédito, editoriais e telecomunicações, entre outros.


Para criar o novo Portal, a Unifor adquiriu a ferramenta Liferay DXP (em inglês, Digital Experience Plattform). Plataforma de código aberto e líder de mercado de soluções para elaboração de portais, a Liferay é utilizada por sites empresas de grande porte como Latam, Bosch, Embrapa, Airbus, Banco do Nordeste e Domino’s. Parceira da Liferay há mais de seis anos, a Entelgy dispõe de uma equipe de desenvolvedores experientes certificada na plataforma para a criação de soluções de TI.


“A interação entre as áreas de marketing e TI e a equipe da Entelgy foi fundamental para o sucesso do projeto”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Unifor, Roosevelt Guerreiro Chaves. “Somos a primeira instituição do Brasil a usar a nova versão DXP da Liferay, uma ferramenta que dinamiza muito bem o fluxo de informações, à medida que descentraliza e dá liberdade aos setores para atualizar informações e fazer mudanças que antes apenas os técnicos poderiam efetuar”, acrescenta José Raimundo, gerente do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI).


Segundo Denise Carneiro, profissional da área de Tecnologia da Informação e analista da célula de testes do NATI, o núcleo participou ativamente na parte de aplicações do novo site. “As páginas dos cursos têm diversas aplicações que extraem informações diretamente do banco de dados vinculado ao sistema acadêmico da Unifor, como listas de professores e disciplinas. Foi um grande trabalho, tendo em vista que o site conta com mais de 23 aplicações em todas as áreas da Universidade”, exemplifica.


Segundo Ana Quezado, o principal desafio em um projeto desse porte foi descobrir onde colocar e dispor das informações com o menor número de cliques. Para isso, o processo implementado pela Entelgy, denominado de Inception, a partir da Metodologia Ágil, uniu pessoas-chave de todos os setores da Unifor em grupos, determinando as diversas demandas das personas (perfis ideais) visitantes do site.


“A persona é você se colocar na perspectiva do usuário, e aqui na Unifor nós temos perfis diferentes. É o aluno, o professor, o potencial aluno da graduação, da especialização/MBA, do mestrado/doutorado, do curso de curta duração, além do colaborador da universidade”, detalha, ao acrescentar o sucesso do processo na obtenção da confluência de esforços. “A empresa trouxe a expertise na ferramenta Liferay e nessa metodologia de ver pela experiência do usuário”.


O processo de elaboração do novo portal da Unifor levou em conta diversas tendências da web, porém com metas evidentes. “Um dos principais objetivos é para o jovem que vai fazer uma graduação consiga obter a informação desejada da forma mais clara possível, a fim de que ele se inscreva e opte pela universidade. Dentro disso, tínhamos de transmitir os valores e os diferenciais da Unifor através de uma interface amigável, breve e rápida”, pontua Jesus Novella, arquiteto de funções da Entelgy.


Na opinião dele, o perfil da Unifor fez a diferença na estruturação do novo site. “É uma universidade que tem ensino, pesquisa, extensão, cultura, esporte e projetos sociais. Por isso a necessidade de fazer uma comunicação mais assertiva”. Para isso, a metodologia de entendimento dos usuários demandou a readequação do site com base na responsividade e em uma nova arquitetura de informação. “Evitamos a grande quantidade de menus que de certa forma dificulta a localização por parte das pessoas. Os menus novos e simplificados reduzem os níveis de navegação”, ressalta.


O design do novo site foi definido com base na apresentação do conteúdo simples e claro. “Não poderia ter poluição, e as imagens teriam de transmitir o mesmo que o texto dos banners principais. Todos os elementos de acordo com navegação por celular, e sempre respeitando a identidade visual. Utilizamos uma paleta de cores reduzida com azul, branco e cinza. Menos é mais”, ensina Novella.


Para a professora Carolina Quixadá, assessora da Diretoria de Comunicação e Marketing, a produção jornalística ganha destaque no novo portal. “Vamos poder dar mais visibilidade a notícias, fotos e vídeos que o setor já produz mas que a ferramenta antiga nos limitava muito em evidenciar. E o usuário também vai poder compartilhar o conteúdo das páginas no Facebook e no Whatsapp, por exemplo”, revela.


Além do jornalismo, Carolina ressalta as melhorias nas páginas dos cursos. “As informações de cada curso podem ser encontradas na própria página, sem necessidade de o visitante sair dela”, adianta, ao apontar outros benefícios para quem já estuda na Unifor. “Com o novo formato das páginas, agora é tudo muito mais objetivo. Os alunos poderão ficar sabendo das vantagens e oportunidades disponíveis, como estágios, bolsas de pesquisa, extensão, intercâmbio, seguro educacional e descontos em cursos de curta duração”, cita.

Fonte: Portal G1

Postado por Raimundo Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário