segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Raimundo Lima fala sobre as atribuições do Secretário Municipal de Educação





O DME tem por missão elaborar, implementar e gerir políticas públicas educativas que garantam o desenvolvimento físico, social, econômico, político e cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos como seres ao mesmo tempo únicos e plenos.
Além de competências técnicas, o DME deve ter clareza sobre suas responsabilidades administrativas, políticas e sociais com a causa que abraça, isto é, a causa do gestor público, devendo compreender que a Educação é um direito humano fundamental.
Deve colocar como prioridade do seu ato de governar a garantia do direito que tem a população matriculada, na rede ou no sistema de ensino que gerencia, a ter acesso e permanência na escola e aprendizagem com qualidade social. Ademais, o DME tem o desafio de incluir a população que se encontra fora da escola.
Conhecendo as normas – Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e acordos internacionais –, as políticas, os programas e os projetos educativos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, o DME deve focar suas ações na busca permanente da redução das desigualdades sociais e no alcance da equidade. Dessa forma estará, sem dúvida, contribuindo para que seja resolvida a dívida social historicamente gerada no país por falta da presença do Estado. O DME será sempre desafiado a promover o desenvolvimento humano, bem como a superar desafios de uma rede ou de um sistema de ensino que precisa responder aos anseios dos munícipes da região cuja política educacional administra.
Desta forma o secretario precisa ser uma pessoa com predisposição para o trabalho, por que os desafios são enormes, portanto não pode ser preguiçoso e omisso, ele também precisa estar cercado de profissionais competente e compromissados, não por que carregou a bandeira política partidária, mas essas pessoas precisam ser técnicos e inteligentes, já que estão a frente de uma educação municipal, além do mais é de fundamental importância para o secretário de educação, saber, o número de funcionários efetivos e temporários, saber quantos estão de licenças ou readaptados, ou cedidos, saber quantos unidades de ensino existem no município em que atua. Só assim ele será capaz de planejar o orçamento da pasta, já que tudo que envolve a educação do município é de responsabilidade do secretário de educação. Depois vem a parte mais delicada que é administrar as finanças do Fundeb e dos programas do governo federal e estadual, convênios, contratos, compras, licitações, empenho etc.
Este secretário também precisa conhecer (o PPA, A LDO E A LOA,) do governo anterior, é muito comum, o secretário de educação ao deixar a pasta estar recheados de processos, muitas as vezes tendo seu nome negativado e tendo que devolver recursos, isso dá por falta de conhecimento do mesmo, que na maioria das vezes este secretário só assina os documentos sem ao menos ler e depois não pode mais chorar o leite derramado.
O secretário de educação não pode ser pau mandado, fraco e submisso, os recursos do fundeb devem ser administrado na própria secretaria de educação e não em prefeitura,  secretaria deveria ter seu corpo de técnicos que possa ajudar a administrar os recursos, neste na secretaria de educação teria que, ao meu ver, uma comissão de licitação, contadores, advogados, tudo a disposição do secretário, só assim ele quando deixasse a pasta teria menos problemas processuais, além de deixar tudo na maior transparecia possível, o que não dar é brincar de secretário, pois o preço, pode ser muito alto que ele terá que pagar depois.
Diante deste cenário esse dirigente precisa ser acima de tudo ser um líder carismático, compreensivo, solidário, conhecedor dos problemas, e executar sempre de acordo com as leis.
Portanto esses novos secretários não podem perder tempo com picuinhas e ouvindo fofocas, e trás de prejudicar os servidores existentes, ser um líder nato, significa saber lhe dar com qualquer tipo de situação, mas sempre visando o bem da coletividade e a qualidade da educação.
FONTE: ORIENTAÇÃO AO DIRIGENTE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, FUNDAMENTOS, POLITICAS, E PRÁTICAS.UNDIME
TEXTO.PROFESSOR E ESTUDANTE DE DIREITO RAIMUNDO LIMA DO NASCIMENTO
CRITICA CONSTRUTIVA.RAIMUNDO LIMA
FOTOS.RAIMUNDO LIMA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
PPA, LDO, LOA E PNE.



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