segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO INJETA RECURSOS NA ECONOMIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS (R$ 672 000)


Diretores escolares, o programa mais educação trouxe uma nova versão 2016/2017, tendo como enfoque a área de acompanhamento pedagógico, visando o baixo desempenho por parte de alguns alunos. Desta vez, será obrigatório serem trabalhadas para o desenvolvimento do aluno língua portuguesa e matemática, além de algumas disciplinas complementares que poderão ser acrescentadas.
DA OFERTA DE EMPREGOS PARA OS JOVENS E UNIVERSITÁRIOS
Caros amigos leitores, esse programa abre oportunidades para que os jovens possam atuar em suas comunidades como facilitadores do programa, tanto em Língua portuguesa como em matemática, além das disciplinas complementares. Um monitor poderá atuar em várias turmas, podendo chegar ao máximo de 10 turmas com carga horária de 15 horas, conforme o número de alunos e conforme o número de adesão feita no PDE-INTERATIVO onde o diretor terá que passar todas as informações via SIMEC.
Outra novidade importante Diretor, é que desta vez os recursos só poderão ser utilizados para o custeio, ou seja, para pagamento de monitor ou compras de alguns materiais pedagógicos, conforme determina o manual de orientação. Tenho plena certeza que o Governo desta vez acertou, porque as escolas estão abarrotas de materiais permanentes que foram comprados em anos anteriores, e essa nova versão jamais irá trazer prejuízo ao desenvolvimento do programa.
DA CORRUPÇÃO E DO PREJUÍZO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR
Leitor, para evitar corrupção no desenvolvimento do programa será necessário que a comunidade procure saber quantos mil reais veio para escola. Procure saber se os facilitadores ou monitores estão trabalhando, procure verificar se o ensino está sendo de qualidade ou se está servindo apenas para dar empregos a pessoas irresponsáveis, esse dinheiro que foi investido, veio para ajudar a escola e os alunos, procurem afastar do seio da comunidade escolar os ratos que querem a todo custo se locupletar com os recursos públicos. EM CASO DE TENTATIVA DE DESVIO DOS RECUROS POR PARTE DO DIRETOR OU DE QUALQUER AGENTE QUE ESTEJA ENVOLVIDO NO PROCESSO, PROCURE O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PARA FAZER A DENÚNCIA, LEMBRE-SE: A FISCALIZAÇÃO DESPENDE ESCLUSIVAMENTE DE VOCÊ NA COMUNIDADE.
DO CONTROLE SOCIAL NA COMUNIDADE ESCOLAR
Gestor escolar, você deve atuar como parceiro do conselho escolar, o PRESIDENTE E TESOUREIRO, JAMAIS DEVERÃO EFETUAR QUALQUER PAGAMENTO ANTES DA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO OU DA COMPRA, ELES DEVE SEGUIR TODOS OS PROCEDIMENTOS EXIGIDOS PELO GOVERNO FEDERAL, LEMBRE-SE TAMBÉM QUE TODOS OS ENVOLVIDOS PODERÃO SER PUNIDOS DE FORMA, ATIVA OU PASSIVA. Cuidado com o superfaturamento de preços, prestação de serviços de má qualidade ou com distribuição de notas frias, pois esse tipo de ação acaba dando um enorme prejuízo a escola e aos alunos.
O município de Beberibe recebeu agora no dia 27 de dezembro de 2016, precisamente R$ 672.000,00, para atender 33 escolas no campo e na cidade. Mais de 8.645 alunos serão beneficiados, quero aproveitar para convocar a você pai e mãe para serem agentes fiscalizadores dentro e fora da escola, não deixe que os lobos se aproveitem, porque, quem estará perdendo é o seu filho e a sua comunidade. Que tal nos unimos para melhorarmos? Deverão ser parceiros em prol dos alunos, conselheiros, pais de alunos, mães de alunos, diretores escolares e comunidade, e você que é servidor da escola tem o importante papel de fazer o acompanhamento. Estou colocando aqui o manual de orientação do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO e algumas dicas para vocês fazerem um excelente trabalho. EDUCAR É A MELHOR FORMA DE TRANSFORMAR SEU FILHO EM CIDADÃO, NÃO DEIXE QUE NADA ATRAPALHE A VIDA ESCOLAR Do SEU FILHO.
Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE; Ministério da Educação; LDB Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996; Portaria nº 1.144 de 10 de outubro de 2016; Constituição Federal de 1988, art.70;
Texto: Professor e estudante de Direito Raimundo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário